Google reabre edição do Map Maker e anuncia líderes regionais

Foto
Uma das imagens polémicas que levaram o Map Maker a suspender a auto-edição de registos Map Maker

Em Maio, o Google Map Maker anunciou que deixaria de ser possível aos utilizadores da ferramenta — que permite acrescentar locais ou pontos de interesse ao Google Maps — fazerem edições directas no mapa-mundo. Isto após vários ataques ao Maps, incluindo um em que um boneco Android urina sobre o logo da Apple. O Google Map Maker anunciou agora uma nova estrutura para moderar a comunidade de utilizadores.

Numa nota divulgada no fórum Google, a gerente de produto da empresa, Pavithra Kanakarajan, explica que nesta segunda fase de reabertura do Map Maker passam a existir mais 45 países abertos à edição, sendo que em apenas alguns a função está já disponível. No caso de Portugal, ainda está inacessível.

Mas a edição não estará aberta a todos os utilizadores. O Map Maker passa a ter líderes regionais nos países onde está disponível, que terão como principal função moderar os registos que vão sendo feitos, eliminado os que não cumpram os critérios exigidos pelo Google.

É possível um utilizador candidatar-se a “líder regional” através de um formulário online, sendo selecionado com base no historial e qualidade de suas contribuições para o Google Maps e para a comunidade Map Maker.

Os países que ainda não têm o Map Maker disponível vão ter que aguardar pela selecção de um líder regional para o seu país, processo que já está a decorrer mas ainda não está fechado. Até esta quarta-feira, a edição regional estava activa no Bangladesh, Brasil, Canadá, Índia, Filipinas e Ucrânia.

Desde Maio até agora, estava suspenso o método de auto-aprovação de registos no Google Maps e cada sugestão era alvo de um processo de revisão manual. Até há três meses atrás, o processo era feito com base na confiança que os cartógrafos do Google tinham em alguns utilizadores que, nos últimos anos, ganharam reputação suficiente para submeter alterações sem serem sujeitas a revisões da equipa do motor de busca antes de serem publicadas.

A ideia base no Map Maker é permitir a pessoas que adicionem e sinalizem detalhes e informações cartográficas aos seus países no mapa que sejam do interesse geral da comunidade Google, seja um parque, uma auto-estrada não sinalizada ou um lago escondido no interior do país.

Na maioria dos casos em que não há um visto prévio antes da publicação de um novo dado, as contribuições destinavam-se a zonas rurais. Terá sido um utilizador de confiança do Google que fez a partida com o robô Android e o logo da Apple e colocou a imagem para sinalizar um parque nos arredores de Rawalpindi, cidade a sul de Islamabad.

Sugerir correcção
Comentar