Google compra Dropcam por 408 milhões de euros para reforçar área das casas inteligentes

Aquisição através da Nest Labs vai reforçar presença do Google no mercado.

Foto
Dropcam permitem aos utilizadores vigiarem as suas habitações e escritórios à distância Dropcam

O Google comprou, através da Nest Labs, a empresa Dropcam, fabricante de câmaras de vigilância, por 555 milhões de dólares (408 milhões de euros), naquele que é mais um passo dado pela empresa norte-americana para reforçar a sua presença no mercado em crescimento de casas inteligentes, através de aplicações e serviços online.

O Google adquiriu, em Janeiro, a Nest Labs, fabricante norte-americana de termostatos e alarmes inteligentes, por 2300 milhões de euros. Esta foi a sua segunda maior compra, depois de ter adquirido a Motorola. A Nest fabrica termostatos controlados através de smartphones, que permitem ao utilizador ajustar a temperatura ambiente da casa à distância, e detectores de incêndios inteligentes.

Os produtos da Dropcam permitem aos utilizadores vigiarem as suas habitações e escritórios à distância, através de câmaras que funcionam por wi-fi e que gravam imagens que podem ser guardadas através de um serviço de gravação em nuvem (cloud).

O fundador da Nest e responsável pela área de engenharia da empresa, Matt Rogers, explica em comunicado que a Dropcam foi escolhida por ter os “melhores produtos, serviços e experiência com clientes do mercado”.

As duas empresas pretendem trabalhar em conjunto para “reinventar produtos que ajudem a moldar o futuro da casa consciente”. Os produtos da Dropcam vão continuar a ser vendidos online nas lojas, como até aqui, e os clientes da marca vão poder manter as suas contas de acesso ao site da empresa.

“Tal como os dados dos clientes, a Dropcam vai funcionar sob a política de privacidade da Nest, o que estabelece que os dados não serão partilhados com ninguém [incluindo o Google] sem a permissão do consumidor”, assegura Roggers.

Sugerir correcção
Comentar