Google compra domínio .app por 25 milhões

Valor mais elevado alguma vez pago por uma empresa num leilão do ICANN.

Foto
As novas regras uniformizam o tratamento de dados em todos os serviços Lucy Nicholson/Reuters

O Google pagou 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) pelos direitos exclusivos do domínio de topo (TLD ou Top-Level Domain) .app, naquele que foi o valor mais elevado alguma vez pago por uma empresa num leilão do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), organismo que regula os domínios de Internet.

O Google decidiu candidatar-se a novos TLDs em 2012, quatro anos antes de o ICANN ter decidido aumentar o número de domínios de topo na Internet, lembra o Business Insider.

O motor de busca ter-se-á candidatado por várias vezes a domínios como .docs, .android, .free, .fyi, .foo, além de .app. Outras empresas fizeram o mesmo. Por exemplo, a Amazon comprou no ano passado o domínio .buy por cerca de cinco milhões de dólares (4,4 milhões de euros) e .spot por 2,2 milhões (1,9 milhões de euros), valores bem abaixo do que foi pago agora pelo Google.

No Verão passado, o Google lançou o Google Domains, que permite comprar nomes de domínio, que servem de endereços para sites ou e-mails. Actualmente, a empresa permite que qualquer pessoa registe os domínios .how, .soy ou .minna, estando previsto que permita ainda a criação de TLDs como .dad, .here ou .eat.

Apesar de a empresa não ter anunciado os seus planos para o domínio .app, a sua aquisição pode ser o primeiro passo do Google para criar uma forma mais flexível para aplicações móveis, nomeadamente na pesquisa destas. Certo é que o motor de busca pode agora criar endereços como Google.app ou android.app.

Sugerir correcção
Comentar