eBay pede a utilizadores que alterem passwords após ataque informático

Site de leilões sofreu ataque entre o final de Fevereiro e início de Março.

Foto
Gonçalo Santos

O site de leilões eBay informou nesta quarta-feira que foi alvo de um ataque informático que comprometeu a sua base de dados que contém as passwords encriptadas e outras informações da empresa. Como precaução, o eBay está a pedir aos seus utilizadores que alterem as suas palavras de acesso ao site.

No ataque, que deixou sob risco a base de dados do eBay entre o final de Fevereiro e início de Março, ficaram a descoberto algumas passwords de funcionários do site, permitindo o acesso não autorizado à rede da empresa, é confirmado em comunicado. O eBay garante que está a “investigar agressivamente o caso e a aplicar as melhores ferramentas e práticas forenses para proteger os clientes”.

O acesso às passwords de parte do pessoal do eBay foi detectado há cerca de duas semanas e, após confirmada a vulnerabilidade da base de dados, é agora lançado o alerta para alteração das palavras de acesso ao site.

A base de dados incluiu informações sobre os utilizadores, como o nome, password encriptada, e-mail, morada, número de telefone e data de nascimento. A empresa afirma que estão seguros dados financeiros e confidenciais.

Apesar de a empresa não ter verificado, até aqui, qualquer actividade ilícita nas contas dos utilizadores e de tentativas de acesso a informações financeiras ou sobre cartões de crédito (alojadas em formatos encriptados separados), a “alteração da password é a melhor prática e irá ajudar a garantir a segurança dos utilizadores”, escreve o eBay.

Neste momento, quando o utilizador faz o login na página, é exibida uma mensagem a pedir para que altere a sua password. Além deste alerta no site, os clientes vão ser notificados por e-mail. É ainda aconselhado, a quem tiver utilizado a sua palavra-chave do eBay no acesso a outros sites, a alterem aí também.

A empresa norte-americana, com sede na Califórnia, tem cerca de 128 milhões de utilizadores activos e é a 61.ª empresa mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 15,5 mil milhões de dólares (11,3 mil milhões de euros), segundo um relatório da consultora Millward Brown.

Sugerir correcção
Comentar