10 tendências digitais para 2015

Eis as 10 tendências que vão marcar o digital nos próximos 365 dias.

Muito daquilo que foi o ano de 2014 passou, uma vez mais, pela Internet e, particularmente, pelas redes sociais. O ano trouxe novos fenómenos virais (como o ice bucket e as mêmes) e reforçou o poder da imagem: o Instagram atingiu os 300 milhões de utilizadores, superou o Twitter e fechou o ano como a segunda rede social mais utilizada à escala planetária. E o que nos reserva 2015? Eis as 10 tendências que vão marcar o digital nos próximos 365 dias.

1. Oportunidades de relacionamento através do Big Data
Em 2015, as marcas vão começar a perceber que há muito atendimento e pouco relacionamento com o consumidor nos seus canais sociais. É altura de expandir a régua de relacionamento com o consumidor em momentos-chave: aquisição, boas-vindas, compra, aniversário e pós-venda.

2. Ascensão do Whatsapp e Snapchat
As já comuns ações de relacionamento nas redes sociais – até então muito centradas no Facebook e Twitter – vão em 2015 dispersar para outras redes. E o destino mais comum será o Whatsapp e o Snapchat.

3. Monitorização do consumidor no ponto de venda
Tecnologias como iBeacon cada vez mais monitorizarão frequência, tempo de permanência, preferências dos consumidores no pontos de venda. Se integrados com login social e CRM dos retalhistas, a personalização de conteúdos e ofertas será ainda mais assertiva.

4. Mais “spin-offs” de aplicativos
Finalmente, as marcas vão encarar os aplicativos menos como um investimento pontual e mais como uma presença importante dentro da adoção em massa da mobilidade pelos consumidores. Haverá mais fragmentação de apps complexos, criando novidades focadas em pequenas / rápidas ações.

5. Wearables: gadgets como acessórios de moda
Este ano os anéis conectados da Ringly, que avisam sobre e-mails importantes, tornaram-se populares. Em 2015, além dos dispositivos móveis, como os smart watches, novas tecnologias como iBeacons permitirão mais objetos conectados.

6. Pagamentos mobile
No gigante mercado brasileiro, 50 por cento da população já comprou produtos e serviços através do telemóvel e do tablet. Em 2015, espera-se que tudo possa ser comprado usando um dispositivo móvel, desde ingressos, apps, assinatura de conteúdos, etc…

7. Deep Profile: maior informação sobre o consumidor
Mapear preferências do consumidor antes de interagir será lei em 2015. Com o advento do Big Data nas redes sociais tornou-se mais fácil conhecer os hábitos de cada consumidor. Um facto que permite interações muito mais personalizadas.

8. Produção de conteúdo de qualidade
O vídeo digital não é mais para amadores. Superproduções dominam o cenário, que em nada lembra, os primeiros vídeos toscos publicados no Youtube em 2005. Receita para o sucesso: publicar rápido, bastante, com investimento em produção.

9. Privacidade na agenda
Em 2014, o Facebook preocupou-se um pouco mais com a privacidade e sugeriu que os seus utilizadores fechassem os seus murais. Em 2015, a preocupação com a privacidade manter-se-á, ultrapassando o Facebook, devendo fazer parte das discussões em todas as esferas da sociedade.

10. SaaS: Saatisfaction na comunicação digital
O termo SaaS (Software as a Service) chega agora à comunicação. Sites mais simples, normalmente de uma única landing page e com links para scroll vertical dominam o mercado. Aposta-se agora numa comunicação mais constante com o consumidor através de e-mail marketing e social login.

Country manager da E.Life Portugal, empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas redes sociais

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