Resultados do teste de inglês do 9.º ano divulgados a 11 de Julho

O IAVE justificou o adiamento da divulgação dos resultados dos alunos no teste de inglês com a insuficiência de professores classificadores ligados à correcção das provas.

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O ensino particular é proibido em três dos 136 países analisados Enric Vives-Rubio

Os resultados do teste de diagnóstico de inglês para os alunos do 9.º ano vão ser conhecidos a 11 de Julho, informou esta terça-feira o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que geriu o processo de realização do exame nas escolas.

De acordo com o IAVE, a 11 de Julho vão ser conhecidos os resultados nacionais numa apresentação na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, depois de um adiamento da data inicialmente prevista de 4 de Junho. A 30 de Abril mais de 121 mil alunos realizaram o teste de diagnóstico Key for Schools, concebido Cambridge English Language Assessment, organismo que pertence à Universidade de Cambridge. Este teste era obrigatório para todos os alunos do 9.º ano, mas estava aberto a inscrições de alunos com idades entre os 11 e os 17 anos.

"Os resultados por aluno serão comunicados aos estabelecimentos de ensino durante o dia 15 de Julho. A partir dessa data os pais e encarregados de educação poderão solicitar o respetivo relatório individual", no estabelecimento de ensino onde o seu filho realizou a prova, explicou o IAVE em comunicado. Os pais dos alunos que pediram o certificado que o exame permite obter vão poder consultar os resultados numa plataforma eletrónica, a que vão poder aceder com as credenciais recebidas por email.

"Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 29 de Setembro de 2014. O seu levantamento deve, igualmente, efectuar-se no estabelecimento de ensino de realização do teste", informou o IAVE.

O IAVE justificou o adiamento da divulgação dos resultados dos alunos no teste de inglês com a insuficiência de professores classificadores ligados à correcção das provas, criticando as desistências, e tendo como resposta críticas de professores de inglês e diretores escolares pela forma como o IAVE responsabilizou os docentes pelos atrasos.

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