Educação

Todos os tópicos

  • Na conferência realizada em Lisboa, “Pensar a Educação Portugal 2015?, a que lamentavelmente não pude assistir na totalidade, Sampaio da Nóvoa afirmou acreditar que acontecerá “uma enorme revolução no espaço da escola”. Esta assentará, do seu ponto de vista, em duas ideias chave: “Todos” e “Futuro”.

  • Daniel Traça, director da NOVA SBE, diz que os alunos de mestrado recebem um salário superior em 28% aos alunos com licenciatura, e que hoje é nos mestrados que se prepara os estudante para o mercado de trabalho.

  • O património cultural dos países eslavos pertenceu sempre à Europa.

  • “Betinho, totó, atrasado mental”. Dois amigos vêem, no primeiro dia de aulas, um rapaz a chamar nomes a outro. “O que é fazemos?”, pergunta a rapariga, ele responde “vamos embora daqui”, ela decide agir e diz-lhe “pára com isso” e o agressor deixa de chamar nomes ao menino e vai-se embora. “Nível 1 completo”. O jogo Stopbully foi concebido para ser jogado por crianças dos 10 aos 12 anos, tendo como objectivo aumentar a empatia com as vítimas, tentando mudar o comportamento dos que observam e nada fazem, explica Susana Carvalhosa, professora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.

  • Sampaio da Nóvoa reúne os critérios necessários e suficientes para que, logo na primeira volta das eleições, derrote o candidato da direita.