Polícia espanhola passa Páscoa em Lisboa para facilitar comunicação com turistas

Dois agentes espanhóis vêm para Lisboa até domingo, no âmbito de um projecto de cooperação, depois de elementos da PSP terem acompanhado alunos portugueses na viagem de finalistas a Espanha.

Foto
o novo director nacional da PSP, Paulo Valente, salientou a necessidade de um novo estatuto remuneratório Miguel Madeira

O Corpo Nacional de Polícia (CNP) espanhola está em Lisboa até domingo para servir de intermediário entre os turistas daquele país e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito de um projecto de cooperação.

"Estes agentes espanhóis vão estar em Lisboa entre hoje, dia 17, e dia 20 [domingo]" com o intuito de "auxiliar os turistas espanhóis que se encontrem aqui na cidade durante esta época pascal e de facilitar o contacto" desses turistas com a PSP, disse explicou nesta quinta-feira o subcomissário Hugo Abreu.

O relações-públicas da PSP falava aos jornalistas na apresentação do projecto Comissarias Europeias, que decorreu na sede do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), em Moscavide. Os agentes "vão patrulhar essencialmente as zonas da cidade de Lisboa com maior afluência de turistas, nomeadamente a Marina de Cascais, a Baixa Pombalina, o Parque das Nações, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos", adiantou o subcomissário.

No entanto, estes dois membros do CNP "não vão ter competência executiva de órgão de polícia criminal", sendo que no caso de ser necessária uma intervenção "os actos processuais serão sempre tratados" pela PSP, acrescentou Hugo Abreu.

O inspector Ignacio Lena, de 50 anos, explicou que para a selecção dos dois agentes contou a experiência de patrulhamento internacional em Timor-Leste e também o facto de falaram português. O agente José Antonio Correa, 39 anos, acrescentou que esta é "uma forma de o turista [espanhol] se sentir mais auxiliado, mais seguro". Ignacio e José, ambos de Badajoz, vão andar, durante estes dias, fardados com o uniforme do CNP, efectuando o policiamento em carros daquela força de segurança espanhola, de forma a serem reconhecidos pelos turistas, mas serão sempre acompanhados por agentes da PSP.

Durante a altura das viagens de finalistas dos alunos do secundário, a PSP realizou uma actuação semelhante, tendo estado durante dez dias em Benalmadena, Espanha. São esses agentes que vão acompanhar o projecto em Portugal. "Os nossos companheiros da polícia espanhola acompanharam-nos sempre nas zonas onde os portugueses estavam e no final foi um policiamento muito eficaz", declarou o chefe Hélio Jesus, que fez parte da acção.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito do projecto "Comissarias Europeias", levado a cabo pelo Conselho Europeu desde 2011, e que todos os anos aposta neste intercâmbio como forma de reforçar a cooperação da segurança entre os dois países.

Sugerir correcção
Comentar