PSP acompanha viagens de finalistas de estudantes portugueses em Espanha

Agentes destacados para prevenirem possíveis situações de risco.

Foto
Daniel Rocha

As férias da Páscoa começam já na próxima semana para os estudantes de todo o país e são muitos os que aproveitam os dias livres para partirem nas tão ansiadas viagens de finalistas. Neste ano, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai destacar dois polícias do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa para a região espanhola de Torremolinos-Benalmádena, no âmbito das Comissárias Europeias e em intercâmbio com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha (CNP).

A medida visa garantir a segurança, evitar actos ilícitos que eventualmente possam ser levados a cabo e prestar auxílio a todos os jovens portugueses que, entre 4 e 14 de Abril, se encontrem no local. Desta forma “os jovens de nacionalidade portuguesa poderão contar com o patrulhamento de visibilidade dos elementos da Polícia de Segurança Pública, dotando de certa forma a sua estada em Espanha de um ambiente mais familiar e habitual” assegura a PSP, em comunicado.

Para garantir uma resposta célere e eficaz em eventuais situações criminais ou contra-ordenacionais que possam acontecer, será disponibilizado um contacto dos agentes da PSP a todos os agrupamentos escolares, alunos e respectivos pais. Todos os outros  portugueses que, na altura, também se encontrem nesta região espanhola, podem contar igualmente com o apoio dos agentes da PSP.

Para além da actuação no terreno, a PSP tenciona impulsionar a divulgação desta iniciativa através de uma acção de sensibilização nas escolas, a decorrer hoje mesmo, através das Equipas de Policiamento de Proximidade. Para além disso, a Polícia de Segurança Pública emitirá vários conselhos e advertências a todos os estudantes do ensino secundário que pretendam viajar nesta altura.

Numa fase posterior, entre 17 e 20 de Abril, serão os agentes espanhóis a deslocar-se a Portugal com o mesmo intuito, estando a PSP responsável pelo acompanhamento da operação.

Sugerir correcção
Comentar