Novo portal Segurança Social “mais rápido e imune a erros”

Na apresentação do novo site, o ministro Pedro Mota Soares garantiu que o sistema está mais simples para cidadãos e empresas.

Foto
Instituto de Segurança Social quer travar a saída de pessoal Joana Freitas

O novo portal da Segurança Social Directa, lançado esta segunda-feira, vai tornar o sistema mais rápido e imune a erros, tanto para empresas, como para cidadãos, garantiu o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. "A nova página da Segurança Social Directa é mais simples para cidadãos e empresas, mais rápida, uma vez que todas as operações passam a ser realizadas em tempo real", explicou Pedro Mota Soares aos jornalistas, após a apresentação do novo site, numa cerimónia no Instituto de Informática da Segurança Social, em Oeiras.

De acordo com o ministro, todos os meses, "mais de um milhão de trabalhadores e de empresas têm de fazer a declaração à Segurança Social" e, a partir desta segunda-feira, essas declarações vão estar pré-preenchidas, o que "irá simplificar o trabalho, dado que só será necessário validar a informação contida". "Isto torna o sistema mais rápido, mais imune a erros e, para as empresas e cidadãos, torna o sistema mais fiável e muito mais barato. Além de que, do pondo de vista da modernização, é algo muito importante", frisou Mota Soares.

Para o governante, o mecanismo ajuda igualmente a "combater tudo o que seja fraude, evasão do ponto de vista das contribuições", lembrando o investimento realizado nos últimos anos neste sentido, através de mecanismos internos de defesa dos próprios sistemas. Mota Soares exemplificou que, com este sistema, se torna mais fácil o tratamento de dados, lembrando que no primeiro semestre do ano foram comunicados mais de 700 mil admissões de trabalhadores.

Pedro Mota Soares adiantou ainda que o trabalhador pode agora consultar a sua carreira contributiva em tempo real, sublinhando que nem sempre era assim no passado e que, desta forma, se diminui erros do sistema. A implementação da nova plataforma simplifica o processo de entrega mensal da declaração de remunerações, permitindo o tratamento e validação uniforme da informação e aumentando os níveis de eficácia e eficiência do processo associado à declaração mensal.

Segundo os dados da Segurança Social, são mais de um milhão de entidades empregadoras e mais de três milhões de trabalhadores registados na Segurança Social Directa que têm agora acesso a esta nova plataforma.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários