Instituto Camões vai certificar entidades para provas de português

Regras para aquisição de nacionalidade portuguesa com controlo mais apertado para evitar fraudes nas provas realizadas no estrangeiro.

Foto
Resultados das reapreciações das provas da 1.ª fase já são conhecidos Rui Gaudêncio

O Instituto Camões vai passar a certificar entidades que no estrangeiro, fora dos consulados, possam realizar as provas de conhecimento de língua portuguesa exigidas para o processo de aquisição da nacionalidade portuguesa.

 

A decisão foi tomada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros e o objectivo é ter um “controlo mais adequado sobre a veracidade e a legitimidades destas provas de conhecimentos”, que são um requisito legal para a aquisição da nacionalidade, justificou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Luís Marques Guedes especificou que nos últimos anos foram detectados” alguns casos de fraudes e falsificação de documentos” aquando da apresentação de requerimentos. Esta certificação servirá precisamente para que se consiga um melhor controlo e qualidade destas provas e também para prevenir situações de fraude, acrescentou.

Apesar de em território nacional se manter a realização dessas provas em estabelecimentos oficiais de ensino, no estrangeiro, além dos consulados, poderão fazer-se as provas noutros locais, mas as entidades promotoras terão de ser obrigatoriamente certificadas pelo Instituto Camões, responsável pela promoção da língua portuguesa além-fronteiras.

Esta alteração à legislação sobre a obtenção de nacionalidade portuguesa terá de ser feita através de portaria conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Educação e Ciência, da Administração Interna e da Justiça, para que se consigam prevenir adequadamente situações menos claras nos processos.

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar