Project X: quando a inspiração para destruir casas vem do cinema

Foto
Fotograma da comédia Project X, invocada como inspiração Imagem: DR

Uma propriedade residencial de dois casais holandeses foi destruída em Var, no sudeste da França. Vidros partidos, canalizações arrancadas, mobiliário lançado à piscina fazem parte do cenário. Poderia tratar-se de um simples acto de vandalismo juvenil, mas a história adquire outros contornos quando os autores se inspiraram num filme. França foi apenas um dos casos que a ficção se transformou em realidade.

Project X

(em português,

Project X - Fora de Controlo

), o filme, foi lançado em Março de 2012 e conta a história de três finalistas de liceu que decidem organizar uma festa em casa de um deles, com vista a aumentar a sua popularidade. À medida que a noite avança, a celebração fica fora do seu controlo, envolvendo álcool, drogas, sexo e deixando uma onda de destruição em que participam quase todos os alunos da escola. No final da comédia, as coisas acabam bem: o protagonista consegue a miúda e os pais não ficam muito aborrecidos. No entanto, no plano real, o enredo não dá vontade de rir.

Em França, os estragos provocados pela festa organizada a 19 de Maio foram avaliados em cerca de 80 mil euros e foi a primeira vez que a justiça francesa se deparou com um caso como este. “É incrível. Eles destruíram tudo”, recorda Hanneke Sprong, uma das proprietárias da residência.

Os autores, dois rapazes de 21 anos, assumiram ter-se inspirado na comédia norte-americana. Para atrair o maior número de participantes possível, o convite surgiu pelo Facebook, onde no início do mês existia uma página com o nome “Noite Project X”. Virtualmente, a festa prometia “entrar na História”, com “grande som”, strippers femininas e DJ’s. A entrada custava dois euros, a que acrescia a obrigatoriedade de levar uma garrafa de álcool.

Seguindo estas condições, compareceram na festa entre 600 a 1200 pessoas, dos 16 aos 20 anos. A polícia foi avisada pelos vizinhos que se queixaram do barulho.

Embora os autores tenham negado quaisquer ligações às cenas de Project X, o advogado Pierre Arpaia afirmou que tudo estava planeado consoante o filme. “E, no fim da noite, tudo deveria ser destruído”, acrescentou. Os acusados poderão cumprir uma pena de prisão de um ano e ter de pagar uma multa de 1500 euros. A sentença final será conhecida nos próximos dias.

Outros casos

França não foi o único país onde a ficção se converteu em realidade. Em Houston, EUA, em Março de 2012, uma festa do mesmo género causou a morte a um dos 500 a mil participantes que entraram em confrontos com a polícia.

Também em Miramar, a cerca de 16 quilómetros de Hollywood, um rapaz de 18 anos foi preso depois de ter publicado um vídeo de quatro minutos (que originou várias reportagens televisivas, como a registada no vídeo abaixo), em que mostrava uma casa vandalizada, onde pretendia organizar uma festa. Apesar de o evento não se ter concretizado, compareceram à hora marcada quase dois mil participantes.

Sugerir correcção
Comentar