Jerónimo de Sousa culpa PS por falta de coligações à esquerda

Socialistas sempre assumiram "política de direita" ao longo dos últimos 38 anos, diz líder do PCP.

Foto
Jerónimo ameaça com "resposta democrática". Manifestação da CGTP já estava marcada para sábado Miguel Dantas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, culpa o PS pela falta de entendimento e coligações com o PCP, acusando os socialistas de praticarem políticas de direita.

"Porque é que o PS, em vez de se entender com o PCP, sempre, mas sempre se entendeu com a direita? Não foi o PCP que empurrou o PS para a direita, foi o PS que assumiu uma política de direita ao longo destes 38 anos", disse Jerónimo de Sousa, num comício na Figueira da Foz, na quinta-feira à noite.

Aos que dizem que a esquerda "é incapaz de fazer acordos", o líder comunista respondeu: "O problema são os anos da politica de direita do PS, que hoje permanece e com a qual não querem romper".

O secretário-geral do PCP acusou ainda o "actual PS" de se apresentar ao país "com ares de viragem à esquerda e a colocar o contador das responsabilidades a zero", mas, sustentou, "sem ter nada de novo a dizer sobre questões que são vitais para a concretização de uma política alternativa", como a dívida pública.

"Porque é que o PS não diz como vai resolver o problema de divida e do serviço da dívida, que sabe que está a estrangular o país e o seu desenvolvimento?", questionou.

Jerónimo de Sousa aludiu ainda à proposta de resolução do PS para desencadear um processo parlamentar de audição pública sobre o impacto da dívida do Estado Português, aprovada sem qualquer voto contra das restantes bancadas na Assembleia da República, mas que não define qualquer solução em concreto para a questão da dívida, acusando os socialistas de terem optado por uma "não solução". "É apenas um debate para entreter", frisou.

Para Jerónimo de Sousa, o PS "continua em consonância com PSD e CDS amarrado às grandes orientações que estruturam a política de direita em Portugal e na União Europeia" e pretende chegar às próximas eleições legislativas "muito calado, sem dizer o que pensa e fazer o que sempre fez, decidir de acordo com os interesses dos grandes grupos económicos e dos grandes centros de decisão do capital financeiro".

Numa intervenção que se prolongou por cerca de 35 minutos, o líder do PCP criticou a proposta de Orçamento do Estado para 2015, classificando-a de "embuste", alegando que ela inclui, entre outros aspetos, um aumento de 4,7 por cento na carga fiscal.

As críticas estenderam-se à situação na Portugal Telecom (PT) que Jerónimo de Sousa deu como exemplo dos programas de privatizações que conduziram, disse, à "dependência e empobrecimento" do país. "Vendem tudo. Tudo ao estrangeiro, tudo aquilo que dá lucro", sustentou.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários