Cavaco desafia jovens para "uma experiência na agricultura"

Num dia dedicado à agricultura, o Presidente da República foi recebido com apupos em Silves.

Foto
Cavaco Silva: “De mim nunca ouvirão afirmações como as que foram proferidas pelo Dr. Mário Soares” Enric Vives-Rubio

O Presidente da República desafiou esta sexta-feira no Algarve os jovens a tentarem uma "experiência na agricultura" como alternativa ao desemprego e à emigração, salientando que a agricultura pode mesmo ajudar Portugal a ter uma recuperação económica mais rápida.

"Precisamos de convencer mais jovens que esta pode ser uma actividade rentável e que em lugar de irem para o estrangeiro para tentarem encontrar um emprego, podem, eventualmente, beneficiando dos apoios que agora serão reforçados (...), fazer uma experiência na agricultura", afirmou.

Aníbal Cavaco Silva falava durante um encontro com jovens agricultores de todo o Algarve, numa exploração agrícola em Tavira, encontro em que esteve também presente a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e o presidente da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Ricardo Brito Pais.

Durante o debate de ideias, que reuniu 60 jovens agricultores da região, o chefe do Estado português manifestou-se ainda confiante de que o sector da agricultura pode ajudar a "reduzir o endividamento" do país, contribuindo para "manter o superavit" das contas externas.

"A agricultura é hoje um dos sectores que contam para que Portugal tenha uma recuperação económica mais rápida", declarou, acrescentando que está a contar com a "colaboração forte" da agricultura.

Durante o encontro, os jovens agricultores tiveram a oportunidade de expor alguns dos problemas com que se deparam na sua actividade, nomeadamente os elevados custos de produção, as dificuldade no escoamento dos produtos, em competir com outros países e ainda a demora no retorno financeiro.

Após a deslocação a Tavira, Cavaco Silva seguiu para o concelho de Loulé, onde visitou uma exploração pecuária e queijaria e pomares de citrinos. Na parte da manhã, o Presidente da República esteve nuuma exploração hortícola, na localidade de Patacão, no concelho de Faro. 

Apupos em Silves  
Já da parte da tarde, em Silves, a finalizar a rota dedicada à agricultura e pecuária, o Presidente da República foi recebido com apupos por dezenas de manifestantes, que gritaram "demissão" e empunhavam cartazes contra as medidas de austeridade do Governo.

Cerca de cinquenta manifestantes ostentavam cartazes onde se podia ler "Mudar de política e de Governo", "Contra o desemprego e a precariedade", "Derrotar este Governo, a troika e as suas políticas" ou "Defesa do Hospital do Barlavento" e sopravam ruidosamente em apitos.

À chegada às estufas de frutos vermelhos Celpaberry, Cavaco Silva não parou ao pé dos manifestantes, entrando directamente para a exploração agrícola. Quando o chefe de Estado chegou, ouviram-se gritos de "demissão".

 

 

 
 

   





Sugerir correcção
Comentar