Costa, Jerónimo e Catarina Martins entrevistados na SIC Notícias pelos espectadores

Iniciativa Redacção Aberta arranca dia 17 com o líder do PS, seguindo-se a coordenadora bloquista no dia 21. Líderes políticos vão responder aos espectadores no programa Opinião Pública.

À falta de acordo ainda sobre os debates frente-a-frente e o debate entre todas as candidaturas para as legislativas, a SIC e a SIC Notícias vão arrancar na próxima semana com um novo formato de entrevista aos líderes dos principais partidos. Estão já confirmados António Costa, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins.

De acordo com a estação de televisão de Carnaxide, os três serão interpelados pelos jornalistas e técnicos da SIC e da SIC Notícias, num registo mais informal, com os políticos na redacção da televisão. Em cima da mesa estarão, além de perguntas de carácter essencialmente político, temas como a cultura, desporto, relações internacionais, justiça saúde, educação. A essa iniciativa, a SIC deu o nome de Redacção Aberta.

Essa entrevista colectiva de uma hora, entre as 16h e as 17h, não será transmitida na íntegra, mas haverá uma ligação em directo através da SIC Notícias e servirá para uma reportagem a transmitir no Jornal da Noite, sob a forma de um 'best off', como a designa a própria estação de televisão. Também poderão ser colocadas perguntas feitas pelos espectadores através da SIC Online e das redes sociais.

Na hora seguinte, o convidado passa para o estúdio da SIC Notícias, para a emissão em directo do programa Opinião Pública onde responde às perguntas que os telespectadores fazem por telefone.

O secretário-geral do PS, António Costa, inaugura este ciclo de entrevistas na segunda-feira, dia 17; segue-se a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, no dia 21. Jerónimo de Sousa já confirmou a sua participação mas ainda não há data.

Em comunicado, a SIC diz que convidou os líderes dos principais partidos políticos para participarem nestes programas, mas nada é referido quanto à coligação de direita. O PÚBLICO sabe que a coligação tem pelo menos cerca de quatro dezenas de pedidos para que Paulo Portas e sobretudo Pedro Passos Coelho participem em entrevistas e debates, mas ainda não há decisões tomadas.

Este formato de levar os líderes dos principais partidos políticos para a redacção de um meio de comunicação social para ser interrogado de um modo mais informal sobre as propostas para as legislativas mas cujos conteúdos são depois divulgados ao público foi também levado a cabo pelo Jornal de Negócios há dois meses.

 

Notícia corrigida às 14h55: António Costa só estará em directo na SIC Notícias no programa Opinião Pública

Sugerir correcção
Comentar