Criança britânica com tumor cerebral viaja para Praga para novo tratamento

Menino de cinco anos esteve internado em Málaga, depois de os pais o terem retirado de um hospital em Inglaterra.

À porta do hospital de Málaga tentou-se manter o transporte da criança o mais secreto possível
Fotogaleria
À porta do hospital de Málaga tentou-se manter o transporte da criança o mais secreto possível Jon Nazca/Reuters
Pai de Ashya seguiu ambulância num táxi até ao aeroporto
Fotogaleria
Pai de Ashya seguiu ambulância num táxi até ao aeroporto JORGE GUERRERO/AFP
Os King estiveram detidos e foram libertados dois dias depois pelas autoridades espanholas
Fotogaleria
Os King estiveram detidos e foram libertados dois dias depois pelas autoridades espanholas Marcelo del Pozo/Reuters

Ashya King, o menino britânico de cinco anos com um tumor cerebral, deixou nesta segunda-feira o hospital em Málaga, Espanha, onde estava internado há uma semana, para viajar até Praga, capital checa, onde os pais querem que seja submetido a um tratamento de protões.

Depois de uma semana de incidentes judiciais e diplomáticos que envolveram Brett e Naghemeh King, depois de o casal ter retirado o filho de um hospital em Inglaterra e o terem levado para Espanha, Ashya vai concretizar a terapia de protões.

Antes de viajar, o Centro de Terapia de Protões, em Praga, exigiu que fosse revista toda a documentação médica relativa a Ashya. Um painel de especialistas médicos da unidade discutiu os pormenores do transporte da criança dada a actual situação clínica de Ashya.

Na República Checa está já preparado o tratamento a que a criança será submetida. Trata-se de um tipo de terapia com radiação que utiliza feixes de protões e não o método da convencional radioterapia. Segundo os médicos, os protões poder ser dirigidos para um tumor de forma mais precisa, sem afectar o resto do corpo.

Numa primeira fase, os médicos vão realizar a terapia no cérebro e na espinal medula. “A segunda fase terá como alvo a parte de trás do tumor que foi removido por cirurgia”, explicou Vladimir Vondracek, do Centro de Terapia de Protões, citado pela BBC.

Segundo a Sky News, Ashya foi transportado numa ambulância, acompanhado pela mãe, até ao aeroporto de Málaga, enquanto o pai e o advogado da família King seguiram num táxi. A criança deverá viajar num avião privado com equipamento médico contratado pelos pais de Ashya.

No passado dia 28 de Agosto, Brett e Naghemeh King retiraram o filho do hospital de Southampton, onde a criança se encontrava internada, sem que tivessem permissão clínica para o fazer. No Reino Unido foi lançada uma campanha pela polícia para encontrar os King devido à preocupação com o estado de saúde de Ashya e feito um pedido de extradição.

O casal dirigiu-se para Espanha e ficou alojado num hotel em Benajarafe, Málaga, com os seus seis filhos. Brett e Naghemeh acabaram por ser detidos três dias depois, e Ashya foi hospitalizado em Málaga, onde esteve até esta segunda-feira.

Há uma semana, um juiz da Audiência Nacional espanhola decidiu que os King deveriam permanecer em detenção judicial por período máximo de 72 horas. Porém, na noite de terça-feira o casal foi libertado, depois de a justiça britânica ter retirado as acusações contra os King de suspeita de maus-tratos a um menor de 16 anos e o pedido de extradição. Libertados, os King passaram o resto da última semana no hospital de Málaga com o filho.

Sugerir correcção
Comentar