• Há muito tempo que se tenta descobrir como é que o cancro colorrectal, uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo, cria metástases e invade outros órgãos. Cientistas espanhóis identificaram agora as moléculas envolvidas na formação das metástases deste cancro - que em Portugal é o que mais mata, com cerca de três mil mortes por ano. Com este trabalho, a equipa espanhola confirmou uma suspeita antiga: as células saudáveis à volta das células do cancro são cúmplices involuntárias na instalação de focos da doença noutros órgãos.

  • O Ministério da Saúde recebeu um parecer que dá luz verde para poupar na despesa com os tratamentos mais caros para doenças como cancro, sida ou doenças reumáticas. O Conselho de Ética para as Ciências da Vida abre a porta a um racionamento de grupos de fármacos que representam maior despesa para o Estado. Há hospitais que já limitam o acesso aos remédios mais caros. O PÚBLICO quer saber se, enquanto doente, tem a noção de que o seu tratamento está a ser condicionado por alguma razão?

  • O racionamento de medicamentos mais caros já é uma realidade nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. O tema está a alimentar uma acesa polémica, desde que foi divulgado, nesta quinta-feira, um parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), a sugerir um "racionamento explícito e transparente, em diálogo com os cidadãos" para medicamentos para o cancro, sida e doenças reumáticas.

  • O Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde e o bastonário da Ordem dos Médicos reagiram esta quinta-feira ao parecer feito pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida que sugere ao Ministério da Saúde poupar na despesa com os tratamentos mais caros para doenças como cancro, sida ou doenças reumáticas.