Alibaba inicia processo de entrada em Wall Street

Maior grupo de comércio online da China não avança número de acções ou preço.

Foto
Reuters

Alibaba, o maior grupo de comércio online da China, iniciou o muito esperado processo de entrada em Wall Street, que se poderá tornar, segundo especialistas, numa das maiores entradas em bolsa de valores da história.

Para já, o grupo apresentou na terça-feira um projecto provisório, ainda incompleto, junto da Comissão de Valores Mobiliários norte-americana. Sem indicação de quantas acções pretende pôr em bolsa, nem a que preço, o Alibaba indicou apenas um volume indicativo do levantamento de fundos, destinado aos cálculos do custo do registo, quantificado em mil milhões de dólares (718 milhões de euros).

Especialistas citados pela AFP consideram que o volume final seja maior, com um capital que poderá chegar aos 15 mil milhões de dólares (perto de 11 mil milhões de euros).

O grupo poderá chegar a valores próximos dos históricos conseguidos pelo Facebook. No dia de estreia em bolsa, 18 de Maio de 2012, Mark Zuckerberg vendeu um pouco mais de 15% da empresa, encaixou 16 mil milhões de dólares e conseguiu uma capitalização de 104 mil milhões.

O recorde, para já, e abrangendo todos os sectores cotados em bolsa, pertence ao banco chinês AgBank, que em 2010 conseguiu mais de 22 mil milhões de dólares nos mercados financeiros de Hong Kong e Xangai.

Sugerir correcção
Comentar