Soares, Sampaio, Guterres, Freitas e Marcelo juntos em congresso sobre o 25 de Abril

Ao longo de quatro dias, no Teatro Nacional de D. Maria II, alguns dos principais protagonistas da vida pública portuguesa vão juntar-se no ciclo de conferências "A Revolução de Abril" para fazer um balanço dos 40 anos da democracia.

Foto
O Teatro Nacional D. Maria II vai ser o palco da conferência Nuno Ferreira Santos

“Muitos destes protagonistas de relevo dificilmente se voltarão a juntar para assinalar esta efeméride num evento desta dimensão e relevo”, destaca Maria Fernanda Rollo, professora do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, uma das organizadoras do congresso.

A lista de oradores confirmados inclui Vasco Lourenço, Diogo Freitas do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Sampaio, Fernando Rosas, José Pacheco Pereira, Lídia Jorge, Mariano Gago, António Guterres, Pilar del Río e Mário Soares.

“É uma oportunidade irrepetível para fazer o balanço e debater o significado de Abril e o que mudou, de facto, no país ao longo destes quarenta anos, com este conjunto de notáveis”, afirma a historiadora Maria Fernanda Rollo. O ciclo de conferências ‘A Revolução de Abril’ pretende celebrar o 40º aniversário da revolução que pôs fim ao Estado Novo e decorrerá no Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, entre 21 e 24 de Abril.

Organizado pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH, em parceria com o Teatro Nacional de D. Maria II, a Fundação Mário Soares, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação 25 de Abril, tem por objectivo fazer uma análise das principais mudanças em sectores como a Política, a Economia, a Comunicação Social, a Cultura, a Educação, a Ciência e a Religião.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia para o email: ihc.40anosde25abril@gmail.com e consoante a lotação do espaço.

 


 

  

Sugerir correcção
Comentar