Estado português e Volkswagen Autoeuropa assinam contrato de investimento de 38,2 milhões

Contrato prevê novos projectos em áreas como a pintura e tecnologias de informação.

Foto
Ministro da Economia sublinhou que este investimento traz “inovação e modernização" Daniel Rocha

O grupo Volkswagen assinou nesta terça-feira com o Estado português um contrato de investimento no valor de 38,2 milhões de euros para novos projectos nas áreas de produção e não produção – pintura, cunhos e cortantes e tecnologias de informação.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, presidiu à cerimónia da assinatura do contrato de investimento entre a Volkswagen AG e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que decorreu em Wolfsburgo, sede da fabricante de automóveis na Alemanha.

 Em comunicado enviado às redacções pelo Ministério da Economia, Pires de Lima encara este investimento como "um sinal claro de confiança na economia portuguesa como um todo”, para além de enaltecer a tecnológico na unidade de Palmela. Já o director executivo da Volkswagen Autoeuropa, António Melo Pires, em comunicado enviado pela empresa, acredita que “este contrato significa um importante incremento na capacidade tecnológica” da fábrica. O ministro lembrou, citado pela Lusa, que a Autoeuropa é “um dos principais investidores em Portugal e o seu maior exportador" e que este investimento traz “inovação e modernização”.

 Quando questionado pelos jornalistas se este investimento poderá incentivar outras empresas a apostarem em Portugal, António Pires de Lima afirmou, ainda citado pela Lusa, que "a Volkswagen é seguramente, a par de outras empresas alemãs que estão em Portugal, um excelente cartão-de-visita de Portugal na Alemanha". O ministrou aproveitou ainda para anunciar uma nova visita a este país, em Novembro, para "procurar atrair novos investimentos para a economia portuguesa".

 Na deslocação à Alemanha, Pires de Lima reuniu-se com um grupo que representa os trabalhadores em formação. Actualmente, a Volkswagen Autoeuropa tem cerca de duas centenas de trabalhadores a trabalhar e a desenvolver programas de formação técnico-profissional, segundo o comunicado da empresa.

A comitiva portuguesa, que foi recebida pelo membro do Conselho de Administração da Volkswagen Hubert Waltl, incluiu, além do ministro da Economia, o director executivo da Volkswagen Autoeuropa, o presidente da AICEP, Pedro Reis, e o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves. 
 

Sugerir correcção
Comentar