Seis congressistas americanos detidos em protesto pela lei da imigração

Uma das reivindicações foi o fim imediato dos repatriamentos.

Foto
A manifestação juntou alguns milhares de pessoas junto ao Capitólio Jason Reed/Reuters

Seis congressistas norte-americanos foram detidos na terça-feira em Washington por desobediência civil. Os parlamentares integravam uma manifestação em frente ao Capitólio, a sede do aparelho legislativo, a favor da aprovação da reforma das leis da imigração.

Um dos principais pontos da legislação diz respeito à legalização da população indocumentada dos Estados Unidos – cerca de 11 milhões de pessoas. Estima-se que os EUA tenham deportado 1,6 milhões de pessoas sem documentos durante o primeiro mandato de Barack Obama. A reforma profunda das leis da imigração prometida pelo Presidente ainda está por fazer.

Os congresistas Luis Gutiérrez, John Lewis, Charles Rangel, Joe Crowly, Raul Grijalva e Keith Ellison, juntamente com o resto dos manifestantes, exigiram esta reforma e pediram o fim imediato da política de repatriamentos. O protesto juntou milhares de pessoas em frente ao Capitólio e incluiu um concerto do grupo mexicano Los Tigres del Norte.

No fim-de-semana, em mais de 160 cidades, milhares de pessoas protestaram e foram para a rua para exigir ao Congresso a rápida aprovação da reforma da imigração que prevê a possibilidade de conceder a cidadania americana a cerca de 11 milhões de imigrantes em situação ilegal.

 

Sugerir correcção
Comentar