Tempestade de neve no nordeste dos EUA fecha escolas e cancela voos

Alertas também Reino Unido, onde foram lançados 16 alertas de inundação.

Foto
Neve na Times Square de Nova Iorque Carlo Allegri/Reuters

O nordeste dos Estados Unidos foi atingido por uma tempestade de neve acompanhada de ventos e temperaturas glaciais que provocaram o cancelamento de cerca de três mil voos nos Estados Unidos, na quinta-feira, 500 deles nos aeroportos de Nova Iorque.

Numa cidade do estado do Massachusetts, Boxford, a norte de Boston, a neve chegou na quinta-feira, segundo a BBC, aos 53 centímetros de altura.

Um alerta de tempestade foi decretado até ao meio-dia local desta sexta-feira nos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia, Pensilvânia e parte da Nova Inglaterra.

Na cidade de Nova Iorque, onde as temperaturas devem chegar na noite desta sexta-feira aos 13 graus negativos, a neve pode atingir dez a 20 centímetros. Em Boston, onde a neve caiu abundantemente na quinta-feira, a temperatura deve descer aos 21 graus negativos.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio - o primeiro democrata no lugar em 20 anos, tomou posse no dia 1 de Janeiro - apelou aos habitantes para ficarem em casa na noite de quinta para sexta-feira e usarem transportes colectivos no caso de terem de se deslocar. O de Boston, Thomas Menino, ordenou o encerramento das escolas públicas nesta sexta-feira e coloca a Guarda Nacional de prevenção. Em ambas as cidades, pessoas sem-abrigo foram recolhidas das ruas e muiats escolas foram encerradas.

Os governadores de Nova Iorque, Andrew Cuomo, e Nova Jérsia, Chris Christie, declararam o estado de emergência nos seus estados. No de Nova Iorque foram encerradas três estradas e foi activado o centro de operações devido ao mau tempo que também está a afectar o Vermont, New Hampshire e Maine.

Na Europa, o mau tempo ameaça o Reino Unido, onde foram lançados 16 alertas de inundação para esta sexta-feira, principalmente no sudoeste da Inglaterra e em Gales. Há também avisos de chuva forte na Escócia e Irlanda do Norte. Esperam-se ondas que podem chegar aos dez metros na costa do condado de Devon ou na Cornualha.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar