Manifestação proibida em Paris aconteceu e acabou com algumas cenas de violência

Forças de ordem acabaram por tolerar ajuntamento na Praça da República, que decorreu de forma pacífica durante algumas horas. Depois grupos radicais envolveram-se em confrontos com a polícia

Foto
O protesto decorreu durante algumas horas de forma pacífica Benoit Tessier/Reuters

Pelo menos 40 pessoas foram detidas este sábado em Paris, durante uma manifestação pró-palestinina não-autorizada, em que as forças de ordem lançaram gás lacrimogéneo contra alguns grupos mais radicais que lhes atiravam projécteis de vários tipos.

Apesar do desfile ter sido proibido pelas autoridades, que consideraram haver risco de violência, cerca de 5 mil pessoas juntaram-se ao início da tarde na Praça da República, ponto de partida inicial do desfile, mas sem procurarem avançar pelo trajecto previsto inicialmente pelos organizadores. As forças policiais presentes no local toleraram o ajuntamento, que decorreu inicialmente de forma pacífica, mas mantiveram um importante aparato de segurança em redor de toda a praça.

Os confrontos aconteceram entre grupos específicos de jovens, muitos deles de rosto tapado, e a polícia. Os primeiros lançaram pedras, latas, petardos. Os segundos responderam com gás lacrimogéneo e com a detenção de pelo menos 40 pesssoas, 20 das quais ficaram em prisão preventiva. Muitos dos que se manifestaram incialmente de forma pacífica optaram por abandonar o local.

"Esta manifestação é ilegal mas para nós ela é mais do que legítima. Trata-se de manifestar a nossa solidariedade com um povo que está a ser massacrado”, explicou à agência AFP Hugo, um jovem militante do Novo Partido Anticapitalista (NPA, extrema-esquerda), uma das organizações que apelou ao protesto.

Ao fim do dia tarde, segundo o jornal Liberátion, a Praça da República estava já praticamente vazia. Cerca de 150 elementos mais radicais continuavam a provocar as forças de ordem, em número bem maior do que o deles. Alguns polícias iam dizendo aos manifestantes que restavam para irem para casa. E que fossem de metro, porque a ordem era ainda de manter a praça fechada, de forma a evitar cenas de vandalismo nas ruas adjacentes, bem no centro de Paris.

Em Londres, mais de 10 mil pessoas desfilaram, sem incidentes, para exigir o fim da operação militar israelita em Gaza.

Sugerir correcção
Comentar