Macedónia fecha fronteira com a Grécia com arame farpado

Exército macedónio começou a erguer uma cerca na fronteira do sul do país, num ponto onde os migrantes atravessam.

Foto
A barreira é feita com postes de metal e arame farpado Stoyan Nenov/Reuters

O exército macedónio começou a erguer uma cerca de arame farpado neste sábado, na fronteira sul com a Grécia, num ponto por onde os migrantes atravessar em direcção à Europa Ocidental. O relato é de um repórter fotográfico da Reuters no local.

Esta barreira, feita com postes de metal e arame farpado, é semelhante à que a Hungria ergueu na fronteira sul com a Sérvia e a Croácia para travar a passagem dos migrantes, oriundos da Síria, Afeganistão e Iraque. Estes chegam da Grécia e da Turquia. Contudo não são os únicos, havendo nacionais de outros países a quererem atravessar, como os iranianos, paquistaneses, marroquinos e outros.

Recorde-se que nesta semana, um grupo de refugiados que foram barrados na Macedónia manifestou-se despindo-se e enfrentando assim temperaturas muito baixas e coseram os lábios, como forma de luta para atravessarem a fronteira.

Um porta-voz do governo explicou à Reuters que o objectivo da nova barreira é “direccionar o fluxo de pessoas em direcção aos pontos controlados de entrada no país para que possam ser registadas e tradas humanamente”. Aleksandar Gjorgjiev quis ainda sublinhar que “a fronteira vai continuar aberta” e que a Macedónia vai continuar “a autorizar a passagem de pessoas que vêm de regiões afectadas pela guerra tal como fez até agora”.<_o3a_p>

Sugerir correcção
Ler 1 comentários