Governo grego estará a preparar novo plano de reformas para chegar a acordo

Previstas alterações ao nível do IVA e das pensões. O novo plano deverá ser apresentado nas próximas horas, na véspera da reunião do Eurogrupo.

Foto
Tsipras e a sua equipa tenta acertar agulhas com as instituições europeias antes da cimeira do Eurogrupo Grigory Dukor/Reuters

O Governo grego está a preparar um novo plano de reformas para conseguir chegar a um acordo com as instituições antes da cimeira e da reunião extraordinária do Eurogrupo de segunda-feira, avança este domingo televisão privada grega Mega.

Segundo o canal, o novo plano prevê a manutenção dos três tipos de imposto sobre o consumo (IVA), de 6,5%, 13% e 23%, propostos já por Atenas, ao contrário dos dois impostos que defendem as instituições internacionais. Mas a Grécia estará disposta a alterar o imposto sobre alguns alimentos ou hotéis para aumentar as receitas fiscais.

No que respeita as pensões, que em conjunto com o IVA representa um dos pontos onde existe maior desacordo entre a Grécia e os seus credores, o governo de Alexis Tsipras aceitaria acabar com as reformas antecipadas a partir do próximo ano, poupando cerca de 200 milhões de euros.

Além disso, segundo a Mega, a parte grega admitiria estudar a redução das pensões complementares mais elevadas de alguns funcionários, embora estes representem apenas 80 mil do total, o que representa um impacto pequeno. Por sua vez, as instituições - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - exigem um corte das pensões que represente um encaixe de 1.800 milhões de euros, cerca de 1% do produto interno bruto (PIB) em 2016.

O governo grego também estaria disposto a manter o polémico imposto sobre a propriedade imobiliária, denominado de Enfia, que se tinha comprometido a eliminar este ano.

Este novo plano deverá ser apresentado nas próximas horas, na sequência da esperada conversa telefónica que Tsipras terá este domingo com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

A questão chave para o executivo grego passa pela aceitação, por parte dos credores, de uma reestruturação da dívida, ao mesmo tempo que insiste em não permitir o fim da Ekas (subsídio para os reformados) e a subida em 10 pontos percentuais no IVA sobre a electricidade. Esta proposta será debatida hoje em Conselho de Ministros.

Segundo os media gregos, durante o dia o primeiro-ministro grego poderá ainda falar com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o Presidente francês, François Hollande, em antevisão da reunião europeia de segunda-feira.

O ministro de Estado, Nikos Pappas, e alguns membros da equipa negociadora grega estão já em Bruxelas, refere a Efe.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários