Francisco e Ratzinger, um almoço de Papas como nunca se viu

Os dois Papas estão reunidos este sábado em Castelgandolfo pela primeira vez. Não se sabe do que vão falar, mas assunto não lhes faltará.

Fotogaleria
O Papa Francisco com o Papa emérito, em Castelgandolfo Reuters/Osservatore Romano
Fotogaleria
Chegada de Francisco a Castelgandolfo AFP PHOTO/Osservatore Romano
Francisco já telefonou duas vezes a Ratzinger desde que foi eleito
Fotogaleria
Francisco já telefonou duas vezes a Ratzinger desde que foi eleito TONY GENTILE/AFP

O Papa Francisco chegou a Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, para se encontrar com o seu predecessor, Joseph Ratzinger, no que será o seu primeiro encontro desde a sucessão no trono de São Pedro - e um encontro inédito em 2000 anos de cristianismo.

Os dois homens de branco, o Papa reinante e o Papa emérito, vão almoçar juntos – é um encontro inédito na história da Igreja Católica. O que dirão permanecerá secreto. Mas tema de conversa não deverá faltar: reforma da cúria e o dossier Vatileaks, a desejada nova evangelização, os escândalos de abusos sexuais de menores por padres.

Desde a sua eleição, Franscisco falou pelo telefone duas vezes com Ratzinger. Mas esta será a primeira vez que se vão encontrar os dois homens, que tinham sido os dois principais nomes em liça no conclave de 2005 para a eleição do sucessor de João Paulo II. Mas o cardeal de Buenos Aires preferiu retirar-se da corrida.

A imprensa italiana diz que este sábado haverá uma espécie de “transmissão de poderes”, de Joseph Ratzinger para Jorge Bergoglio, que “nunca aconteceu em dois milénios de história do cristinianismo”, escreveu o Vatican Insider.

“Conhecendo a delicadeza do homem Ratzinger, podemos crer que se absterá de dar conselhos, limitando-se a chamar a atenção para problemas que não foram resolvidas”, alvitra Vittorio Messori, especialista em história da Igreja Católica, no jornal Corriere della Sera.

Não há um protocolo específico para esta ocasião, porque o encontro é inédito. Por isso, nele terá um papel fundamental Geörg Gaenswein, secretário do Papa Bento XVI e agora também do Papa Francisco, sublinha o Vatican Insider.  
 
 

Sugerir correcção
Comentar