Francisco e Bento XVI celebram juntos a missa de canonização de João Paulo II e João XXIII

Os media italianos já baptizaram o acontecimento como "a missa dos quatro papas".

Foto
Os dois papas vivos, Francisco e Bento XVI AFP

É inédito: dois papas vão celebrar, juntos, a missa em que João XIII e João Paulo II serão canonizados. O anunciou foi feito este sábado pelo porta-voz da Santa Sé, Frederico Lombardi.

A presença de Bento XVI estava confirmada nas cerimónias de domingo, mas só agora foi anunciado que o Papa Emérito celebrará a missa juntamente com Francisco.

"Será um acontecimento como Roma nunca viu em toda a sua História – a canonização de dois papas na presença de outros dois papas vivos", tinha dito na quarta-feira o chefe da organização de peregrinos do Vaticano (ORP), Liberio Andreatta. Agora que a missa conjunta foi confirmada, alguns jornais italianos chamam ao acontecimento "a missa dos quatro papas na Basílica de São Pedro".

Quando era apenas cardeal, Joseph Ratzinger foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e um dos mais próximos colaboradores de João Paulo II. Como "peritus" (especialista) do cardeal Josef Frings, Ratzinger participou, em 1962, no Concílio Vaticano II lançado por João XXIII.

Em Março de 2013, Ratzinger, já Papa Bento XVI, surpreendeu o mundo ao retirar-se devido à sua idade e saúde débil e foi eleito um novo pontífice, Francisco. Os especialistas dizem que este momento inédito e histórico – com um Papa Emérito e outro de facto sentado no trono de São Pedro – tem sido marcado por uma coabitação cordial. Os dois papas vivem perto um do outro, em alas diferentes do pequeno estado que é o Vaticano.

Bento XVI prometeu (e cumpriu) não se imiscuir no trabalho do seu sucessor, mas sempre que é solicitado está presente – terá sido assim agora. 

Sugerir correcção
Comentar