Feministas despem-se em Notre Dame para festejar saída do Papa

Entraram na catedral e despiram-se como é característico do movimento Femen.

As oito feministas entraram em Notre Dame ao lado dos turistas
Fotogaleria
As oito feministas entraram em Notre Dame ao lado dos turistas Reuters
Protesto consiste em despirem-se e gritarem contra Bento XVI
Fotogaleria
Protesto consiste em despirem-se e gritarem contra Bento XVI Reuters
Em Setembro a Femen abriu um centro de treino de feministas em Paris
Fotogaleria
Em Setembro, a Femen abriu um centro de treino de feministas em Paris Reuters
As mulheres foram obrigadas a sair da catedral e na rua continuaram o protesto
Fotogaleria
As mulheres foram obrigadas a sair da catedral e na rua continuaram o protesto Reuters

Oito feministas do movimento Femen entraram na Catedral de Notre Dame, em Paris, França, e despiram-se para festejar a saída de Bento XVI.

As jovens entraram discretamente, ao lado dos habituais turistas, envergando longos casacos escuros que despiram no interior do local de culto católico.

Junto a três dos nove novos sinos, provisoriamente no chão de uma das naves da catedral, as raparigas despiram-se e mostraram os seus corpos onde escreveram mensagens como "Não ao Papa", "Não à homofobia", "Crise de fé", "Adeusinho, Bento!".

As feministas chocaram os visitantes. "Este é um local sagrado, vocês não devem despir-se aqui", disse uma turista francesa. Poucos minutos depois, as manifestantes foram obrigadas a sair do edifício pelos responsáveis do local de culto, o que não as impediu de continuar a gritar e a cantar "Confiamos nos homossexuais" – em inglês "in gay we trust" uma variante da frase "in God we trust", ou seja, "em Deus confiamos" – e "Sai, homofóbico".

O movimento Femen é conhecido por, desde 2010, se manifestar de peito descoberto da Rússia à Ucrânia, passando por Londres e pelo Vaticano, quando, por exemplo, o Papa reza o Angelus, ao domingo, ao meio-dia. Em Setembro, instalaram em Paris o "primeiro centro de treino" para o "novo feminismo".
 

Sugerir correcção
Comentar