Trump utiliza as redes sociais para levar pessoas à tomada de posse

Uma série de anúncios presentes nas redes sociais convida os americanos a deslocarem-se à cerimónia de tomada de posse de Donald Trump.

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Reuters/SHANNON STAPLETON

A cerimónia de tomada de posse como Presidente dos EUA de Donald Trump está marcada para a próxima sexta-feira, mas o republicano parece estar com alguns problemas em encher as ruas de Washington.

Primeiro, a dificuldade centrou-se em encontrar artistas que se dispusessem a actuar na cerimónia e, depois, soube-se nos últimos dias, a lista de congressistas que dizem que não vão marcar presença na posse já subiu para os 22. Algo inédito na história recente dos EUA.

Agora a afluência das pessoas em geral parece estar a preocupar também o Presidente eleito. As últimas estimativas das forças de segurança apontam para que entre 800 mil a 900 mil pessoas se desloquem à tomada de posse e à posterior parada em direcção à Casa Branca, contrastando com quase dois milhões que marcaram presença na primeira tomada de posse de Barack Obama.

O Huffington Post chama a atenção para a campanha publicitária nas redes sociais a convidar os internautas a deslocarem-se ao evento. Os anúncios têm muitas vezes origem nas contas pessoais de Donald Trump.

Por exemplo, Marina Cockenberg, directora digital do programa The Tonight Show, divulgou no Twitter um anúncio sobre a tomada de posse que encontrou. Clicando sobre a opção “Why Am I Seeing This AD” (Porque é que estou a ver este anúncio), explica-se que “Donald J. Trump quer alcançar pessoas com 27 anos ou mais que vivem em Nova Iorque”.

Outras pessoas partilharam no Twitter situações semelhantes e os anúncios a convidar as pessoas a marcarem presença na cerimónia de tomada de posse chegaram também ao Instagram. Uma utilizadora, por exemplo, partilhou o conteúdo publicitário onde se explica que Trump está a tentar alcançar pessoas com 18 anos ou mais no Ohio.

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