Contactos entre Lula e Passos Coelho na mira das autoridades brasileiras

Ex-Presidente do Brasil é suspeito de ter promovido os interesses comerciais da construtora Odebrecht de forma irregular, em reunião de 2013 com o primeiro-ministro português. Processo dizia respeito à privatização da Empresa Geral de Fomento, no sector da gestão de resíduos.

Foto
Lula da Silva com Passos Coelho, aqui antes de um jantar, em Setembro de 2011 Nuno Ferreira Santos

Entre os contactos suspeitos do ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que as autoridades judiciais estão a investigar, estarão encontros mantidos com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, em 2013, alegadamente para promover os interesses da construtora Odebrecht nos concursos de privatização abertos pelo Governo de Portugal, avançou o diário O Globo no domingo.

O diário carioca faz referência a telegramas diplomáticos que “indicam que as actividades do ex-Presidente Lula da Silva em favor do grupo Odebrecht no exterior foram além da contratação para proferir palestras”, ao contrário do que garantem os assessores do político brasileiro e da empresa construtora, uma das maiores do mundo.

Um desses documentos diz respeito a relatos do embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, das diligências efectuadas por Lula junto de Pedro Passos Coelho, a 24 de Abril de 2013, “reforçando” o interesse da Odebrecht na privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), uma sub-holding do Grupo Águas de Portugal para o sector dos resíduos. O governante português, cita o embaixador, “reagiu positivamente ao pleito brasileiro”. O PÚBLICO tentou, sem sucesso, obter um comentário do primeiro-ministro.

Na última quinta-feira, a Procuradoria da República do Distrito Federal de Brasília decidiu abrir um inquérito para apurar as suspeitas de tráfico de influências que recaem sobre o ex-Presidente brasileiro e homem forte do Partido dos Trabalhadores (PT), no Governo. Na mira dos investigadores estão uma série de viagens de Lula ao estrangeiro sob o patrocínio da construtora Odebrecht – cujo presidente, Marcelo Odebrecht, foi detido há um mês no âmbito da operação Lava Jato, que expôs a teia de corrupção, desvios de dinheiro e troca de favores em torno da estatal petrolífera Petrobras.

Entre 2011 e 2014, Lula viajou frequentes vezes para a Europa, África e América Latina para conferências, palestras e conversas com empresários e autoridades nacionais, que se suspeita terem contribuído para a promoção ilegítima dos interesses negociais da Odebrecht na obtenção de contratos. No mês passado, a revista Época revelou que Lula viajou com o ex-director da Odebrecht Alexandrino Alencar (também preso na Lava Jato) para o Panamá, Colômbia, Peru, Equador, Angola, Gana, Cyba e Guiné Equatorial – países onde a empresa tem obras, algumas das quais financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil.

Se as suspeitas vierem a ser confirmadas, o ex-Presidente terá incorrido no crime de tráfico de influência internacional, tipificado na lei do país em 2002 como aquele em que o arguido “solicita, exige, cobra ou obtém, para si ou para outrém, directa ou indirectamente, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em acto praticado por funcionário público estrangeiro no exercício de suas funções, relacionado a transacção comercial internacional”.

A alegada intermediação de Lula em nome da Odebrecht no negócio de resíduos sólidos urbanos da EGF acabou por não conduzir a nada, uma vez que a empresa brasileira nem chegou a apresentar uma proposta ao concurso público internacional lançado em Março de 2014 (o processo de privatização em causa foi concluído em Novembro, com a assinatura de um contrato de compra e venda entre as Águas de Portugal e o agrupamento Suma).

Numa reacção à notícia, o Instituto Lula, que enquadra a actividade do ex-Presidente, negou categoricamente que este tenha actuado como “lobista” da construtora: “Não recebeu, não recebe e jamais receberá qualquer pagamento de qualquer empresa para dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influências”, diz um comunicado.

Em relação ao telegrama diplomático obtido pelo jornal O Globo, o instituto diz que “como o documento mostra, [Lula] comentou o interesse da empresa brasileira pela empresa portuguesa. Que aliás era público há muito tempo. São inúmeras as empresas brasileiras que acompanham com interesse o processo de privatizações em curso em Portugal”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários