Conclave para escolher novo Papa pode começar antes de 15 de Março

Circunstâncias únicas da renúncia de Bento XVI ditam que as regras da Constituição apostólica possam ser "interpretadas".

Foto
Os cardeais irão decidir a data do início do conlcave GABRIEL BOUYS/AFP

O conclave que deve eleger o sucessor de Bento XVI poderá começar antes do dia 15 de Março se estiver reunido o número necessário de cardeais presentes em Roma.

O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, disse aos jornalistas que as regras da Igreja que estipulam os calendários dos conclaves podem ser “interpretadas” de forma diferente por causa das circunstâncias únicas da histórica resignação de Bento XVI.

Inicialmente, Lombardi tinha anunciado que o conclave iria começar entre 15 e 20 de Março, mas neste sábado veio dizer que os procedimentos para a escolha de um novo Papa podem ser acelerados, uma vez que a Igreja Católica está a lidar com uma renúncia anunciada e não com uma morte súbita do Sumo Pontífice.

As regras estabelecidas por João Paulo II na Constituição apostólica “Universi dominici gregis” de 1996 estipulam que a partir do momento em que a Sede apostólica está legitimamente vacante, “os cardeais eleitores presentes devem esperar pelos ausentes durante 15 dias completos”.

No entanto, “Universi dominici gregis” estipula também que se surgirem “dúvidas” sobre as prescrições contidas na Constituição ou sobre a forma de as aplicar, “todo o poder de emitir um julgamento nesse domínio pertence ao colégio dos cardeais”. Eles podem assim “interpretar os pontos duvidosos” – à excepção do acto de eleição – no caso “da maioria dos cardeais reunidos chegar à mesma opinião”.
 
 

Sugerir correcção
Comentar