Breivik quer estudar ciências políticas na Universidade de Oslo

Norueguês matou 77 pessoas em Oslo e na ilha de Utoya em 2011

Foto
Breivik voltou a entrar em tribunal de punho erguido Reuters

A Universidade de Oslo recebeu uma candidatura que está a incomodar os seus alunos e professores. Anders Behring Breivik, preso por ter morto 77 pessoas na Noruega em 2011, quer estudar ciências políticas.

O director do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Oslo confirmou que recebeu a candidatura de Breivik, 34 anos, depois de o canal de televisão TV2 Nyhetkanalen ter avançado com essa informação. "Para já, desconhecemos se a sua candidatura será aceite", informou Ole Petter Ottersen à AFP.

Breivik interrompeu os estudos no ensino secundário para começar a trabalhar. Por isso, não pode fazer uma licenciatura. Contudo tem habilitações suficientes para estudar por correspondência algumas disciplinas leccionadas naquela instituição

O assassino em massa está a cumprir uma pena de 21 anos de prisão que poderá ser prolongada. A 22 de Julho de 2011, o simpatizante da extrema-direita matou 77 pessoas, sobretudo jovens, ao fazer explodir uma bomba no centro político de Oslo e se ter dirigido à ilha de Utoya – onde centenas de pessoas participavam de um encontro promovido pelo Partido Trabalhista norueguês – e ter morto a tiro dezenas de jovens. Depois de ter sido preso, Breivik declarou a sua intenção de prosseguir o seu combate ideológico contra uma sociedade multicultural.

Segundo a TV2 Nyhetkanale, a candidatura está a deixar incomodados os professores do instituto que rejeitam ter qualquer contacto com o assassino. O presidente da escola explica que a Noruega tem um sistema que permite aos presos estudararem, segundo as modalidades definidas pelas autoridades prisionais. "É evidente que em casos em que esteja em causa a segurança, os detidos não acedem ao campus", acrescentou.

À AFP, o advogado de Breivik não prestou declarações.

Sugerir correcção
Comentar