Bento XVI faz anos esta terça-feira e está bem de saúde

Vaticano desmente que Papa emérito sofra de alguma doença grave. Ratzinger não deverá ser visto em público.

Foto
A 24 de Março, o Papa Francisco encontrou-se com Bento XVI AFP

O Papa emérito Bento XVI celebra 86 anos esta terça-feira, no palácio pontifício de Castel Gandolfo, a 25 quilómetros a sul de Roma, onde vive desde 28 de Fevereiro, data em que resignou ao cargo.

Para o aniversário, o irmão mais velho Georg, último membro vivo da família Ratzinger, com 88 anos, e quase cego, viajou da Baviera, no sul da Alemanha, onde vive, para Itália, de acordo com a agência noticiosa italiana ANSA.

Neste aniversário, o Papa emérito não deverá aparecer em público e vai passar o dia como habitualmente, com as quatro leigas italianas, que já trabalhavam para Bento XVI no Vaticano, com o secretário particular, o arcebispo Georg Ganswein, e com a secretária Birgit Wansing.

Actualmente, Ganswein está muito ocupado com as novas funções de presidente da Casa Pontifícia. Por isso, enviou para Castel Gandolfo um religioso alemão para participar na organização da casa do Papa emérito.

O antigo Papa alemão, que vive retirado do mundo, passa os dias entre leituras, orações, música – um piano foi restaurado para uso de Bento XVI – e pequenos passeios pelo parque, junto ao lago Albano, no meio das colinas.

O Vaticano desmentiu na passada semana que Joseph Ratzinger, que durante a visita do Papa Francisco, a 24 de Março, aparentava estar muito cansado, sofra de qualquer doença grave, pondo fim aos rumores veiculados pela imprensa espanhola. Num vídeo da televisão do Vaticano CTV, Ratzinger surgia a caminhar lentamente, apoiado numa bengala atrás do sucessor, dez anos mais novo.

Em resposta às várias perguntas sobre a saúde de Bento XVI, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, considerou evidentes as razões para o cansaço: "na sua idade, o Papa assumiu um pontificado muito difícil. É uma pessoa idosa que trabalhou muito".

Ainda antes do anúncio da resignação, os media noticiavam regularmente a possibilidade de uma doença grave do Papa, desmentida constantemente por Lombardi, que reconhecia apenas um grande cansaço, reforçado em 2012, após a visita a Cuba e ao México.

O Papa emérito permanece fiel à promessa de não fazer qualquer intervenção pública. Francisco já falou várias vezes ao telefone com Bento XVI.

O Vaticano tinha anunciado que em Maio o Papa emérito ia mudar para um mosteiro, situado no Vaticano, mas a mudança poderá sofrer um atraso, de acordo com a ANSA.

Sugerir correcção
Comentar