Acordo para cessar-fogo em Gaza entrou em vigor

Hillary Clinton com o Presidente Morsi no Egipto, onde foi tentar negociar um cessar-fogo
Fotogaleria
Hillary Clinton com o Presidente Morsi no Egipto, onde foi tentar negociar um cessar-fogo MAHMUD HAMS/AFP
Fotogaleria
Backoffice ? Logged as Clara Barata | Pesquisa | My Info | Logout Backoffice ÚLTIMA HORAMULTIMÉDIA Portugal Política Sociedade Local Educação Media Economia Mundo Publico Desporto Cultura Ciências Tecnologia Opinião Multimédia Todas as Secções Editar 'Acordo para cessar-fogo em Gaza entrou em vigor' CANAL PRINCIPAL CANAIS ADICIONAIS > Sem canais... TAGS Médio Oriente Israel Gaza NOTICIA URL acordo-para-cessarfogo-em-gaza-entra-em-vigor-as-19h00-1573455 TíTULO 47 caracteres ENTRADA 0 caracteres LEAD 181 caracteres TEXTO Normal HTML Alterações realizadas num modo não são reflectidas no outro até o documento ser gravado. Highlights AUTOR Agências SMS 0 caracteres SMS / MMS PALAVRAS CHAVE PRIORIDADE TIPO FONTE MULTIMEDIA REVISÃO EM ACTUALIZACAO DATA EVENTO DATA ACTUALIZACAO DATA INÍCIO Cancelar Destaques Novo | Eliminar1 to 1 of 1 records ID TITULO Lock 1478856 Upload Imagem: Nova | Existente | Noticia Editar | Eliminar Editar | Eliminar Acordo para cessar-fogo em Gaza entrou em vigor Imagens Links Videos Videos - Backoffice Antigo Ficheiros Infografias SoundSlide Noticia Minuto Fotogalerias Inquéritos IMAGEM AUTOR LEGENDA | | | | Adicionar Adicionar Imagem Existente Contadores Imagem adicionada com sucesso. MAHMUD HAMS/AFP

O Egipto anunciou esta quarta-feira ter-se chegado a um acordo de cessar-fogo entre Israel e o governo da Faixa de Gaza, que entrou em vigoràs 19h00 T.M.G. (a mesma hora de Lisboa).

Os drones israelitas continuam a fazer-se ouvir nos céus de Gaza, dizia um correspondente da BBC enquanto o primeiro-ministro de Israel dava uma conferência de imprensa para falar do cessar-fogo, anunciado pouco mais de uma hora antes pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Mohamed Kamel Amr e pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton. Pouco antes, dois rockets vindos do Líbano tinham aterrado em Israel.

O ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, garante que "todos os objectivos da operação militar em Gaza foram alcançados". Netanyahu diz que milhares de rockets e as instalações operacionais do Hamas foram destruídas, e que é tempo de os israelitas regressarem agora à sua vida normal, relata a BBC online

"Sei que alguns esperaram uma resposta militar mais intensa, que pode vir a ser precisa. Mas nesta altura, o melhor para Israel" pode ser agarrar esta oportunidade para obter um cessar-fogo de longo prazo.

O acordo de cessar-fogo negociado no Cairo exige a Israel que acabe com as “incursões e assassínios” em Gaza. Por outro lado, aos palestinianos faz a exigência de que "todas as facções parem todas as hostilidades contra Israel lançadas a partir da Faixa de Gaza contra Israel, incluindo os ataques com rockets e ataques ao longo da fronteira". 

Israel comrpomete-se a abrir as passagens de fronteira e a facilitar o movimento de pessoas e mercadoria e abster-se de restringir os movimentos dos residentes em Gaza e tomar como alvo preferido de vigilância os que residem em zonas fronteiriças, diz o texto do acordo, divulgado pela AFP. Estes procedimentos devem começar a ser efectuados no terreno 24 horas após a entrada em vigor do cessar-fogo.


Os esforços de negociações "resultaram em acordos para cessar-fogo, restaurar a calma e travar o derramamento de sangue desde último período”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, numa conferência de imprensa dada no palácio presidencial de Mohamed Morsi, no Cairo.

Barack Obama telefonou ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e deu-lhe os parabéns por ter concordado com o plano de cessar-fogo egípcio para Gaza que põe termo a oito dias de conflito, nos quais já morreram mais de 140 palestinianos e cinco israelitas. “O Presidente expressou a sua apreciação dos esforços do primeiro-ministro em trabalhar com o novo Governo egípcio para obter um cessar-fogo sustentável e uma solução mais durável”, disse um porta-voz da Casa Branca, citado pela Reuters.

O acordo tem “garantias egípcias”, relata a Reuters, mas não é claro quais são essas garantias, nomeadamente se o Governo de Mohamed Morsi se comprometeu a fazer algo para estancar o movimento de armas através da rede de túneis que ligam Gaza ao Egipto, e permitem traficar de tudo, desde alimentos até armamento, e que são um ponto de grande irritação para Israel.

Hillary Clinton sublinhou a importância do cessar-fogo. “Este é um momento crítico para a região. O novo Governo do Egipto está a assumir a responsabilidade e liderança que há muito tempo fez deste país um marco para a estabilidade e paz” do Médio Oriente, disse a secretária de Estado norte-americana. 
 

Sugerir correcção
Comentar