25 milhões

A sempre visionária, cinéfila e corajosa Midas Filmes, no novo e maravilhoso Cinema Ideal em Lisboa (e noutros cinemas espalhados pelo país) tem nove filmes muito bons em exibição.

O impressionante e sóbrio documentário Night Will Fall de André Singer que estreou no HBO e em várias estações de televisão da Europa no dia 27 de Janeiro (o 70º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau) estreou no Cinema Ideal no dia 22, continuando a ser exibido diariamente às 21h45m.

É difícil assistir às imagens horrendamente verdadeiras. Percebe-se que tenham sido suprimidas durante 70 anos. Como seres humanos não estamos preparados para ver horrores que nem as imaginações mais criativas, livres e macabras da literatura, do cinema ou da pintura conseguiram aproximar. Custa muito ver o que os nossos olhos não foram feitos para ver. Mas não se pode fechá-los.

É vergonhoso e indesculpável que o Presidente da Rússia não tenha sido convidado para a cerimónia comemorativa em Auschwitz. No texto admirável de Rita Siza no PÚBLICO de dia 27 ela dava justíssimo realce às sábias palavras de Putin no museu do Judaísmo em Moscovo. Que leva tantas pessoas (e países inteiros) a querer reescrever a História? Segundo Putin "é o desejo de esconder a vergonha da cobardia, hipocrisia e traição, e da cumplicidade tácita, passiva ou activa, com os nazis".

Será preciso lembrar quantos seres humanos da União Soviética perderam a vida na guerra contra os nazis? Talvez.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários