Sector da panificação e pastelaria com um crescimento de 2,1% em 2014

As exportações atingiram um valor de 187 milhões de euros.

O mercado da panificação e da pastelaria, em Portugal, obteve um total de 625 milhões em vendas no ano passado, de acordo com um estudo publicado esta sexta-feira pela Informa D&B. Em relação a 2013, os lucros do sector cresceram 2.1%., para um total 612 milhões de euros.

As exportações ocupam um papel fundamental no crescimento do mercado, uma vez que, no ano passado, atingiram 187 milhões de euros, verificando-se um aumento de 6,3% face ao ano de 2013, quando se situaram nos 176 milhões.

O país vizinho é o principal destino das exportações do mercado da panificação e pastelaria portuguesa, com as  exportações para Espanha a atingiram os 45%.

Por seu lado, as importações neste sector contribuíram com cerca de 293 milhões de euros, registando uma subida de 0,3% relativamente a 2013.

O mercado das massas congeladas representou um valor de 178 milhões de euros, ou seja, um aumento de cerca de 3% . Este crescimento, nos últimos anos, tem superado o crescimento médio do mercado.

No total, no sector da panificação e pastelaria nacional, operam actualmente 4600 empresas que dão emprego a cerca de 30 mil trabalhadores.

Em 2012, a maior parte destas empresas correspondia ao sector da panificação, com um total de 4428 companhias na área, incluindo aquelas que se dedicam à produção artesanal.

Neste mercado, as empresas que predominam são as de pequenas dimensões, cerca de 80% têm menos de dez funcionários e, apenas seis têm mais de 250 pessoas a trabalhar.

Notícia editada por Luciano Alvarez
 

Sugerir correcção
Comentar