Preços estão a subir, mas mantêm-se abaixo dos níveis de 2013

Índice de preços no consumidor caiu em Março 0,4% face ao mesmo mês de 2013, mas a variação face a Fevereiro deste ano é positiva (1,4%).

Foto
Mudanças de preços são frequentes nos supermercados daniel rocha

O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que permite comparações directas com os restantes países da União Europeia, registou movimentos semelhantes ao IPC, o que o coloca 0,9 pontos percentuais abaixo da média estimada pelo Eurostat para a área do euro na comparação homóloga.

O INE refere que a evolução homóloga do IPC (-0,4%) foi muito influenciada pela classe dos transportes, com uma variação de -3,1%, pelas áreas de lazer, recreação e cultura e, ainda, pelos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

O instituto analisa, igualmente, o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos), que apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,2%, inferior em 0,3 pontos percentuais à que tinha sido registada em Fevereiro.

Na decomposição da variação mensal do índice de preços de consumidor (1,4% em Março contra os -0,3% no mês anterior), a classe de vestuário e calçado assume o principal contributo. Do lado das quedas, o papel principal é das áreas de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Sugerir correcção
Comentar