PCP pede audição de urgência à secretária de Estado do Tesouro

Partido quer ouvir Maria Luís Albuquerque sobre dívida e derivados financeiros nas empresas públicas de transportes.

Foto
Maria Luís Albuquerque perguntou sobre as medidas adicionais Miguel Manso

O PCP acaba de pedir uma audição urgente à secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, na comissão de Economia e Obras Públicas, por causa da dívida e da contratação de derivados financeiros nas empresas públicas de transportes.

O requerimento foi apresentado nesta terça-feira, durante a audição ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. Foi, aliás, na sequência de declarações deste governante que o PCP decidiu exigir a vinda de Maria Luís Albuquerque ao Parlamento.

O partido pretende ouvir a secretária de Estado do Tesouro sobre a estratégia que está a ser negociada com as autoridades externas para lidar com a dívida das empresas públicas de transportes, que já supera os 18.000 milhões de euros.

Este trabalho está a ser coordenado pela Agência da Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (antigo IGCP), que, de acordo com Sérgio Monteiro, está a fazer neste momento “uma avaliação aos instrumentos derivados” contratados por estas empresas. “No momento em que houver resultados, os mesmos serão tornados públicos”, afirmou o secretário de Estado dos Transportes.

Além do fardo da dívida, as transportadoras públicas começaram a contratar, a partir de 2008, a cobertura de riscos sobre os empréstimos, para se protegerem da variação da Euribor. No entanto, a taxa acabou por não alcançar o patamar que se esperava, criando um buraco de milhares de milhões de euros nas contas destas empresas, que poderá efectivar-se caso os bancos decidirem liquidar estes contratos, designados por swap.

Sugerir correcção
Comentar