Maior coluna de aço inoxidável criada em Portugal sai para base petrolífera no mar

Viagem será feita a a uma velocidade máxima de 60 quilómetros por hora e acompanhada por 20 pessoas, entre polícia e técnicos.

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A peça será instalada numa plataforma de extracção Saul LOEB/AFP

A coluna de aço apontada como a maior do género alguma vez fabricada em Portugal sai nesta sexta-feira de Vale de Cambra para ser transportada por terra até Cádis, em Espanha, destinada à extracção de petróleo no mar.

O termo técnico da estrutura é open drain caisson e, na prática, consiste num tubo de aço inoxidável superduplex que, com 56,7 metros de comprimento e 1,70 de diâmetro, será unido a outra coluna e depois instalado verticalmente no mar, numa plataforma off-shore em construção pela Dragados.
Ambas as colunas foram fabricadas na Arsopi, em Vale de Cambra, onde fonte dessa metalúrgica declarou à agência Lusa: "A peça que vai hoje para Espanha é o maior equipamento que alguma vez saiu da fábrica, tenho quase a certeza de que mais nenhuma empresa em Portugal faz colunas destas e, mesmo no mundo inteiro, só haverá uma meia dúzia a produzir material assim".

A estrutura pesa cerca de 60 toneladas e o seu transporte envolve uma série de procedimentos especiais, na medida em que só as extremidades da peça estarão apoiadas e o corpo restante será deslocado em suspenso, entre o camião e o atrelado.

A viagem será feita por terra a uma velocidade máxima de 60 quilómetros por hora, primeiro entre Vale de Cambra e o nó da A1 nos Carvalhos, e daí até ao Algarve. "Todo o trajecto vai ser acompanhado por mais de 20 pessoas, entre batedores da Brigada de Trânsito da GNR, técnicos de uma transportadora especial, polícias portugueses e também espanhóis", adianta a fonte da Arsopi.

Pela sua dimensão excepcional, nas estradas nacionais a movimentação da peça só é autorizada durante a noite; já em Espanha, só a permitem em horário diurno e nos dias úteis. "Por isso é que a coluna sai de Vale de Cambra hoje à noite, para chegar à fronteira com Espanha na segunda-feira de manhã e, a partir daí, seguir todo o dia em direcção a Cádis", explica o entrevistado da metalúrgica.

Uma vez chegada à plataforma da Dragados, a estrutura de 56,7 metros será sujeita a uma pintura anticorrisão e unir-se-á depois a outra coluna de 37 metros que a Arsopi já enviou para o local. "No alinhamento das duas, o desvio não pode ultrapassar nunca os 12 milímetros", realça a mesma fonte.

A extensão total desse open drain caisson será assim de quase 94 metros, dos quais três quartos estarão submersos. "Depois, a função da coluna é separar o petróleo que vem misturado na água", não directamente a partir do leito do mar, mas sim dos volumes já acumulados nos tanques da plataforma.

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