Galp aumenta produção de petróleo em 27,6% no segundo trimestre

Produzidos 54,7 mil barris por dia de petróleo e gás natural.

Foto
Rita Franca

A Galp Energia aumentou a produção de petróleo em 27,6% no segundo trimestre deste ano face ao período homólogo de 2015, e em 2,3% relativamente aos três meses anteriores, informou hoje a empresa.

Na comunicação preliminar dos seus resultados operacionais à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), relativos ao segundo trimestre deste ano, a Galp Energia adianta que a produção média de net entitlement aumentou 27,6%, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

A produção net entitlement é aquela que tem impacto integral nas contas da Galp, uma vez que é a produção a que a empresa tem, de facto, direito após o pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam.

A produção total aumentou 24,9% em termos homólogos, fixando-se nos 54,7 mil barris/dia de petróleo e gás natural. As matérias-primas processadas diminuíram 11,6% face ao período homólogo, reflectindo ainda a paragem para manutenção de algumas unidades da refinaria de Sines e numa altura em que as refinarias se encontravam a produzir à sua capacidade máxima para aproveitar as margens de refinação favoráveis.

Verificou-se ainda um decréscimo de 3,7% das vendas de produtos petrolíferos face ao trimestre homólogo, enquanto as vendas de gás natural desceram 14,8%.

As margens de refinação de referência na Europa foram de 2,9 dólares por barril durante o segundo trimestre do ano, registando uma descida significativa face ao período homólogo, adianta a empresa.

O preço médio do brent neste período recuou 26,3% em termos homólogos, fixando-se nos 45,6 dólares por barril, mas aumentou 34% face ao trimestre anterior. A divulgação dos resultados do segundo trimestre terá lugar a 29 de Julho antes da abertura da Euronext Lisbon.