EDP lança campanha que dá descontos de 10% nas facturas de electricidade e gás

Campanha visa reforçar presença no mercado liberalizado, onde a empresa já tem três milhões de clientes.

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A campanha vai decorrer até 15 de Fevereiro Foto: Filipe Arruda (arquivo)

A EDP Comercial vai lançar na sexta-feira a campanha 10% + 10% - ou seja 10% de desconto na electricidade e 10% de desconto no gás - desde que o cliente faça débito directo e adira à factura electrónica. A campanha, que vai decorrer até 15 de Fevereiro e tem duração de um ano, surge duas semanas após a Galp ter lançado uma nova oferta em parceria com o Continente, em que dá descontos de até 50% nos termos fixos da factura de electricidade e de gás natural.

O presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, garantiu que a iniciativa da EDP não é uma resposta à Galp, mas apenas "a dinâmica do mercado". Segundo o responsável, que falava num encontro com jornalistas, esta oferta também é possível porque deverá haver uma redução do preço do gás natural nos mercados internacionais. "Normalmente o gás natural acompanha o preço do barril do Brent com um atraso de seis meses".

Segundo a EDP, com esta campanha, os consumidores com uma factura média poderão poupar 50 euros por ano em electricidade e 23 euros no gás natural relativamente aos preços do mercado regulado.

Miguel Stilwell adiantou ainda que o ano de 2015 vai ficar marcado pela energia solar porque a EDP vai lançar um serviço de energia fotovoltaica em que os clientes poderão adquirir painéis solares a partir de 30 euros por mês durante 24 meses. A EDP assume que a instalação deste equipamento para produção de electricidade para autoconsumo pode permitir a redução da factura entre 15% e 30%.

Questionado se as empresas a actuar no mercado liberalizado teriam capacidade técnica e comercial para absorver num ano os restantes clientes que estão no mercado regulado, o responsável disse que sim, mas que a questão "está mais do lado do cliente tomar a decisão".

O presidente da EDP Comercial disse que Portugal está a ter um "desempenho bastante positivo" em matéria de migração para o mercado liberalizado comparando com o resto da Europa. "Por exemplo, em Espanha, em que o processo começou muito antes de 2011, apenas 43% dos clientes estão no mercado liberalizado. Os espanhóis estão a fazê-lo de uma forma mais pausada", concluiu.

A EDP Comercial angariou 1,1 milhões de clientes na electricidade durante o ano passado, atingindo assim a marca dos três milhões de clientes. Miguel Stilwell adiantou que relativamente ao gás natural a empresa conseguiu 150 mil novos clientes, chegando aos 400 mil. O gestor admitiu que, no caso do gás, a EDP tem perdido quota por não ser "necessariamente o mercado natural", embora tenha "dedicado esforços enormes", acreditando que este ano os números deverão "crescer ligeiramente".

No caso da electricidade, Miguel Stilwell ressalvou que a EDP Comercial passou de 270 mil clientes em 2011 para três milhões no ano passado, acrescentando que a empresa irá continuar em 2015 numa estratégia de "mais e melhores ofertas e novos serviços".

Aliás, o presidente da empresa disse que se se mantiver o "bom ritmo de 2014", poderia ser um bom ano. Para conseguir os 1,1 milhões de clientes, Miguel Stilwell disse que tiveram de ser "bastante proactivos".

 

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