EDP encaixa 750 milhões com venda de parte do défice tarifário

Antes desta operação, o montante em dívida à empresa era de 1100 milhões de euros.

Foto
Pedro Cunha/arquivo

A EDP vendeu, por 750 milhões, parte do défice tarifário de 2013, e respectivos juros, à Tagus, uma sociedade de titularização de créditos com sede em Lisboa.

O défice tarifário é o montante que resulta da diferença entre os custos da energia para a EDP e o preço a que a empresa a vende ao consumidor. Devido à regulação dos preços, a EDP tem vendido energia abaixo do preço de custo, com a diferença a ser paga nos anos subsequentes pelos consumidores.

“O montante em dívida à EDP SU [Serviço Universal] antes desta oferta de securitização era de aproximadamente 1100 milhões de euros”, disse a empresa num comunicado entregue à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação permite à EDP antecipar o reembolso de uma parte desta dívida.

O comunicado especifica que “a Tagus financiou a aquisição desta parcela do défice tarifário através da emissão de 750 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, com uma yield [juro para os investidores] de 3% [e] cupão [juro nominal] de 2,98%”. A empresa tenciona negociar esta dívida na Bolsa de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar