António Mosquito passa a chairman da Soares da Costa

Entrada do investidor angolano foi oficializada esta quarta-feira, tendo pago 70 milhões.

Foto
Construtora ganha fôlego financeiro Nelson Garrido

O empresário angolano António Mosquito concluiu esta quarta-feira a aquisição de 66,7% do capital da construtora Soares da Costa, posição pela qual pagou 70 milhões de euros, que servem para recapitalizar a empresa.

A operação, via um aumento de capital, foi oficializada em assembleia geral, no Porto, passando António Mosquito a ocupar a posição de presidente do conselho de administração (chairman). A vice-presidência do conselho de administração (de onde emana a comissão executiva) fica com António Gomes Mota, ligado a Manuel Fino.

António Castro Henriques, vogal do conselho de administração, mantém-se como presidente executivo. Roberto Pereira Pisoeiro fica como presidente executivo para os negócios em Angola, Miguel Raposo Alves é o administrador financeiro da construtora e Jorge Grade Mendes fica como COO.

O investimento de António Mosquito, que está também a negociar a entrada na Controlinveste, holding de comunicação social que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF, foi feito através de uma sociedade com sede no Luxemburgo, a GAM Holdings.

Em comunicado, o conselho de administração Soares da Costa diz que reafirma “o seu empenho na reestruturação financeira do grupo Soares da Costa” e “volta a sublinhar” o “particular relevo desta operação de capitalização nesse contexto”, já que irá “mitigar os constrangimentos financeiros a que e encontra exposta a área de negócio de construção”.

A efectivação do investimento deste empresário angolano surge na sequência da assembleia geral da empresa que ocorreu a 26 de Novembro, onde os accionistas deram “luz verde” ao negócio com António Mosquito, detentor de vários investimentos em Angola.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar