Álvaro Sobrinho deixa presidência executiva do Banco Espírito Santo Angola

Foto
Álvaro Sobrinho foi presidente executivo do BESA até ao final de 2012 Raquel Esperança

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) vai deixar de ter Álvaro Sobrinho como presidente executivo, passando a ser presidente da Comissão Executiva do banco. Álvaro Sobrinho é o criador e líder do banco há já uma década, mais precisamente desde Janeiro de 2002.

“Nas suas novas funções, Álvaro Sobrinho irá agora coordenar o plano estratégico desenvolvido pela Mckinsey & Company, que está a definir os caminhos para o crescimento do banco, para os próximos cinco anos”, afirma o BESA em comunicado.

Para o seu lugar entra Rui Fernandes Pires Guerra, que até agora tem vindo a desempenhar as funções de administrador não executivo no Conselho de Administração do banco.

O BESA tem uma estrutura accionista composta pelo BES (com 51,94% do capital), a Portmill (24%), o grupo GENI (18,99%), liderado por Isabel dos Santos, e outros accionistas minoritários, que totalizam 5,07%.

Álvaro Sobrinho esteve envolvido numa investigação de branqueamento de capitais, tendo vindo, segundo o Jornal de Negócios, a conseguir o levantamento de diversas restrições impostas, tal como o congelamente de contas bancárias e a revogação do pagamento de uma caução de mil euros.

Sugerir correcção
Comentar