Trasladação de Eusébio com Rui Veloso, exposição e filme no Parlamento

Cerimónia realiza-se a 3 de Julho e começa às 15h no cemitério do Lumiar com uma cerimónia privada para a família. A chegada ao Panteão está prevista para as 19h.

Foto
Nuno Ferreira santos

O programa das cerimónias da trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional, a 3 de Julho, inclui um cortejo com passagem pelo Estádio da Luz, Federação de Futebol e Parlamento, assim como momentos musicais de Dulce Pontes e Rui Veloso no Panteão, uma exposição e um filme na escadaria da Assembleia da República.

De acordo com informação do gabinete de Assunção Esteves, o grupo de trabalho da Assembleia da República encarregado da transladação já definiu o programa da cerimónia marcada para dia 3 de Julho, assim como os eventos de homenagem ao futebolista conhecido como o “pantera negra”, falecido a 5 de Janeiro do ano passado, que irão decorrer em paralelo.

A trasladação inicia-se pelas 15h no cemitério do Lumiar, onde Eusébio está sepultado, com uma cerimónia restrita para a família. A cerimónia segue no Seminário da Luz, onde será celebrada uma missa antes da composição do cortejo que inclui passagem pelo Estádio da Luz, Federação Portuguesa de Futebol (junto ao Largo do Rato), Assembleia da República e Panteão Nacional.

A cerimónia no Panteão está agendada para as 19h e contará com momentos musicais de Rui Veloso e Dulce Pontes, que cantará o hino nacional. Haverá intervenções do Presidente da República, da presidente do Parlamento e do antigo jogador internacional António Simões, amigo muito próximo de Eusébio e a quem este tratava por seu “irmão branco”. Além da música e dos discursos, a cerimónia será ilustrada com a projecção de imagens da carreira de Eusébio da Silva Ferreira.

Mas a entrada no Panteão será o culminar de um programa que arranca a 25 de Junho na Assembleia da República com a abertura da exposição Portugal Eusébio, co-organizada com o Museu Cosme Damião, no átrio principal do Parlamento.

Na véspera da trasladação dos restos mortais, está também prevista a exibição do documentário Eusébio – a história de uma lenda, realizado por Filipe Ascensão, na escadaria principal do Palácio de São Bento, ao cair da noite.

No dia 3 de Julho, para assinalar a transferência do futebolista para o Panteão, os CTT lançam o envelope do Dia da Trasladação com os selos de Eusébio.

O programa foi preparado, em articulação com a família, o Benfica e a federação, por um grupo de trabalho composto pelos deputados Duarte Pacheco (PSD), António Ramos Preto (PS), Telmo Correia (CDS-PP), David Costa (PCP), Pedro Filipe Soares (BE) e José Luís Ferreira (PEV).

Apesar de aprovada em Fevereiro por unanimidade do plenário da Assembleia da República, a decisão de conceder honras de Panteão Nacional a Eusébio ficou depois envolta em algumas dúvidas porque a legislação que regula as trasladações estipula que os corpos colocados em urnas de madeira só podem ser exumados ao fim de três anos, o que atiraria a cerimónia de Eusébio para depois de Janeiro de 2017.

Entretanto, a presidente do Parlamento e a Procuradoria-Geral de República entenderam que a lei de honras de Panteão e as competências da Assembleia da República se sobrepõem a essa norma geral. O problema será contornado através da exumação dos restos mortais e sua colocação numa urna de zinco, para que possa ser colocada no Panteão.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários