Itália e Holanda tropeçam, enquanto Bélgica e Croácia esmagam

Os italianos foram parados na Bulgária, ao passo que os holandeses foram surpreendidos no seu terreno.

Foto
A Holanda teve dificuldades contra a Holanda. JOHN THYS/AFP

A dois minutos dos 90 e graças a um remate de Huntelaar que tabelou em Sneijder. Foi desta forma apertada que a Holanda, terceira classificada no último Mundial de futebol, conseguiu empatar um jogo em que esteve a perder desde os 37’, quando um remate de Burak Yilmaz tabelou no portista Bruno Martins Indi e acabou no fundo da baliza holandesa. Contra a Turquia, apesar de jogar no seu terreno, a selecção “laranja” voltou a desiludir nesta fase de apuramento para o Euro 2016, e esteve muito perto de somar a terceira derrota em cinco encontros.

Quase igual foi a vida da Itália, que esteve a vencer na Bulgária, mas que só foi capaz de levar um ponto para casa e graças a um golo apontado do estreante Eder, jogador nascido no Brasil e filho de um ex-internacional brasileiro com o mesmo nome. Os italianos continuam sem saber o que é perder nesta fase de qualificação, mas ontem estiveram muito perto de somar o primeiro desaire.

O jogo até começou bem para os italianos, que inauguraram o marcador logo ao minuto 4, graças a um autogolo de Minev. Mas os búlgaros, que não vencem em casa há dois anos, reagiram e deram a volta ao resultado com golos de Popov e Micanski. Valeu à equipa transalpina o remate certeiro de Eder, a apenas seis minutos para os 90.

A grande beneficiada com este empate foi a Croácia, que destroçou a Noruega por 5-1 e passou a ter dois pontos de vantagem sobre a Itália neste Grupo H.

Quem também não teve dificuldades para impor a sua superioridade foi a Bélgica que, em Bruxelas, goleou Chipre com naturalidade. Fellaini bisou na partida, tendo os restantes golos sido apontados por Benteke, Hazard e Batshuayi. A equipa orientada por Marc Wilmots aproxima-se dos lugares de apuramento e na terça-feira defronta, em Tel Aviv, a selecção israelita. Depois de um início de qualificação tremido – um triunfo perante Andorra e empates contra a Bósnia e o País de Gales - os “diabos vermelhos” começam agora a fazer valer o estatuto de favoritos no Grupo B.

Nos outros jogos deste grupo, destaque para o hat-trick de Dzeko na vitória fácil da Bósnia sobre Andorra e para os dois golos de Gareth Bale, ao serviço de um surpreendente País de Gales que, por enquanto, lidera a classificação.

Resultados e Classificações

Grupo B

Bélgica-Chipre, 5-0

Andorra-Bósnia, 0-3

Israel-País de Gales, 0-3

1.º País de Gales 5 jogos, 11 pontos

2.º Israel 4, 9p

3.º Bélgica 4, 8p

4.º Chipre 5, 6p

5.º Bósnia 5, 5p

6.º Andorra 5, 0p

Grupo C

Rep. Checa-Letónia, 1-1

Holanda-Turquia, 1-1

Cazaquistão-Islândia, 0-3

1.º Rep. Checa 5 jogos, 13 pontos

2.º Islândia 5, 12p

3.º Holanda 5, 7p

4.º Turquia 5, 5p

5.º Letónia 5, 3p

6.º Cazaquistão 5, 1p

Grupo H

Azerbaijão-Malta, 2-0

Croácia-Noruega, 5-1

Bulgária-Itália, 2-2

1.º Croácia 5 jogos, 13 pontos

2.º Itália 5, 11p

3.º Noruega 5, 9p

4.º Bulgária 5, 5p

5.º Azerbaijão 5, 3p

6.º Malta 5, 1p

Sugerir correcção
Comentar