“Cavalo de Tróia” contra o cancro vale mais 30 milhões de euros a equipa portuguesa

Empresa criada por três portugueses radicados na Suécia recebeu novo investimento milionário para a imunoterapia inovadora contra cancros sólidos. Ensaios clínicos devem começar em 2026.

Foto
Os cientistas Fábio Rosa, Cristiana Pires e Filipe Pereira fundaram a biotecnológica Asgard Therapeutics Kennet Ruona
Ouça este artigo
00:00
08:21

O cancro pode esconder-se do nosso sistema imunitário. Embora algumas das células imunitárias possam identificar as células cancerosas e atacá-las, isso pode ser insuficiente. Uma solução possível será tornar o “inimigo” visível. O pensamento surgiu a três cientistas portugueses radicados na Suécia e que criaram a Asgard Therapeutics, uma empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de uma terapia que destapa as células cancerosas perante o nosso sistema imunitário (e com óptimos resultados). Agora, receberam mais 30 milhões de euros para continuar este trabalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários