Como se faz um canhoto? O que a ciência já sabe sobre o assunto

Ser ou não ser canhoto é uma questão resolvida no cérebro. Mas há mais dúvidas do que certezas sobre todo o processo. Os cientistas têm agora mais pistas sobre como se forma um esquerdino.

Foto
Ainda não há muitos detalhes sobre o que torna alguém canhoto Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
08:22

Apenas 10% das pessoas serão canhotas, mas os motivos pelos quais isso acontece intrigam os cientistas. O cérebro é, em boa parte, responsável por isso: quando o hemisfério direito é mais dominante para o controlo das mãos, as pessoas são canhotas (se for o hemisfério esquerdo, são destras). “Sabemos que os hemisférios cerebrais começam a desenvolver-se de forma distinta já no embrião humano, mas o mecanismo através do qual o fazem é desconhecido”, explica Clyde Francks, do Instituto para a Psicolinguística Max Planck (Países Baixos). Andar à caça de genes raros é uma boa maneira de encontrar pistas para descortinar este mistério – e é isso que os cientistas têm feito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários