Neurociências

Todos os tópicos

Dois cérebros preservados do tigre-da-tasmânia foram analisados e comparados com o seu parente mais próximo, o diabo-da-tasmânia. Além dos dados sobre a sua estrutura cerebral, a experiência mostrou o sucesso de uma nova técnica.

  • Dois cérebros preservados do tigre-da-tasmânia foram analisados e comparados com o seu parente mais próximo, o diabo-da-tasmânia. Além dos dados sobre a sua estrutura cerebral, a experiência mostrou o sucesso de uma nova técnica.

  • Casos de privação do sono chegam cada vez mais aos consultórios. O tema é desvalorizado, dizem os especialistas. Há quem proponha que o trabalho e as aulas tenham início mais tarde. Um livro que acaba de ser publicado em Portugal apela à “revolução” e sugere salas de sesta nos empregos.

  • Uma das causas da doença de Alzheimer é a formação de placas no cérebro, que continua a ser uma patologia misteriosa. Identificaram-se agora diferenças na estrutura da proteína que forma essas placas consoante o subtipo clínico da doença.

  • A estrutura do cérebro das mulheres é alterada com a gravidez, talvez de forma irreversível. Investigadores registaram uma adaptação dos circuitos neuronais que parece servir para optimizar funções necessárias à maternidade. Nos homens nada parece mudar.

  • Neurocientistas do Centro Champalimaud identificaram, em ratinhos, os circuitos neurais que controlam a percepção do tempo. Publicado na Science, o trabalho ajuda-nos a conhecer melhor neurónios envolvidos na doença de Parkinson, em comportamentos de toxicodependência e no défice de atenção.

  • Em poucos dias, dois macacos com uma lesão parcial na espinal medula recuperaram o movimento da perna paralisada. É mais um passo importante em direcção a uma aplicação clínica dos interfaces neurológicos em humanos.

  • Equipa de investigadores da Fundação Champalimaud estudou o cérebro da mosca-da-fruta e percebeu que há um grupo de neurónios que usa sinais visuais e não-visuais para monitorizar os movimentos.

  • Prémio Pessoa de 1996, marcou a neurocirurgia portuguesa criando um “sentimento de escola”. Era actualmente presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Tinha 72 anos.

Viva experiências, seja exclusivo, desafie os limites da
melhor informação

Saiba mais