Donald Trump, a NATO e as propostas do PS e da AD para a política externa

Teresa de Sousa e Carlos Gaspar analisam as propostas para a política externa nos programas da AD e do PS.

Donald Trump voltou a colocar a NATO e os seus membros no centro de um intenso debate. Trump disse que se um país da NATO que não tivesse cumprido as metas orçamentais em termos de defesa fosse atacado pela Rússia, os Estados Unidos não só não o ajudariam como, até, encorajariam a Rússia a atacar.

“É vergonhoso e antiamericano”, disse Biden, Presidente dos EUA. “Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente compromete toda a nossa segurança”, disse o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Está a decorrer, ao longo desta semana, a reunião dos ministros da Defesa da NATO, em que um dos pontos abordados é precisamente o compromisso dos vários países da Aliança Atlântica no investimento em defesa.

Em Portugal, a 23 dias das eleições legislativas, olhamos para os programas eleitorais dos dois maiores partidos portugueses, o PS e o PSD, que vai a eleições na coligação Aliança Democrática. O que podemos retirar dos dois programas a nível de política externa e de defesa?


Siga o podcast Diplomatas e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar